Análise dos Gols do Campeonato Brasileiro de 2008 – Série A

Por: André Gustavo Pereira Andrade, Gustavo Guimarães Aguiar de Oliveira, Luciano Chequini Espírito Santo e Marcelo Teixeira Andrade.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.37 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo é quantificar e analisar a ocorrência de assistências, finalizações e pontos da baliza onde a bola entrou, para comparar a prevalência das variáveis entre as equipes locais e visitantes. Os dados foram compostos por 1.035 gols, marcados em 380 jogos do Campeonato Brasileiro de 2008. Os gols foram analisados a partir de um campograma e de um modelo de divisão da trave. Os locais de assistência de bola em movimento que resultaram em gols foram de fora da área ao centro e fora da área na ponta esquerda. Os principais locais de finalizac¸ão foram a grande área e fora da área ao centro. A maioria das bolas entrou na parte inferior do gol. Houve um número baixo de gols de fora da área, o que demonstra a necessidade de explorar este recurso para a obtenção do gol.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1490

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.