Análise dos Leucócitos no Teste Incremental em Esteira

Por: Edilaynia Araujo Barcelos Freire, Filipe Dinato de Lima, Janaína Couto Rodrígues, Márcio Rabelo Mota, Maurílio Tiradentes Dutra, Renata A. Elias Dantas e .

37º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - SIMPOCE

Send to Kindle


Resumo

Introdução: O exercício físico aeróbio induz inflamação local e sistêmica nos tecidos, promovendo desta forma uma alteração na homeostasia orgânica, levando o organismo a uma reorganização das respostas de diversos sistemas, dentre estes o sistema imune. Objetivo: Analisar a resposta hematológica da séria branca pré e pós-teste incremental em esteira. Método: A amostra do presente estudo foi composta por 13 voluntários (3 mulheres e 7 homens) fisicamente ativos. O projeto foi e aprovado pelo CEP Uniceub nº 633.244. O teste foi realizado em esteira com duração variando de no mínimo 9 minutos e de no máximo 12 minutos, o protocolo consistia em velocidade inicial de 5.5 km/h, com incrementos de 1 km/h a cada minuto, sem inclinação, até a exaustão voluntária. O analisador de gases utilizado foi o modelo Metalyzer da marca Cortex Biophysik. A coleta para a análise hematológica foi realizada antes e depois do teste incremental em esteira ergométrica. Foram coletados 5 ml de sangue de cada voluntário. A análise da normalidade dos dados foi verificada pelo teste Shapiro-Wilk. A comparação das respostas hematológicas no repouso após exercício foi analisada pelo Test –T pareado (p< 0,05). Resultados: O resultado referente ao comportamento da série branca antes e após o exercício incremental em esteira está exposto na tabela 1. Houve aumento significativo (P=0,001) no número de leucócitos após o término do teste, assim como no número de linfócitos (p=0,006), monócitos (p=0,001) e granulócitos (p=0,011).
TABELA
Conclusão: A realização do teste incremental em esteira foi capaz de alterar significativamente a contagem de leucócitos totais, aumentando o número de linfócitos, monócitos e granulócitos.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.