Análise dos Movimentos da Mão de Um Nadador nos Quatro Estilos da Natação: Comparação Entre Modelo Teórico e Análise Cinemática Tridimensional

Por: Amanda Piaia Silvatti, Pietro Cerveri, Ricardo Machado Leite De Barros e Thiago Telles.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.10 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Para a obtenção da trajetória e da velocidade máxima da mão, foi utilizado o sistema para análise cinemática 3D submersa (SILVATTI et al., 2009, 2010). Quatro percursos, um em cada estilo, de uma ex-nadadora foram filmados por duas câmeras laterais com lentes de grande angular (50 Hz). A variação da posição da extremidade distal do dedo médio de um ciclo da fase submersa de um braço foi obtida por medição manual no software DVideo. Os dados experimentais foram comparados com o modelo teórico (MAGLISCHO, 1993). O sistema para análise submersa utilizado foi capaz de quantificar a trajetória e a velocidade máxima da mão em todos os nados, identificando as igualdades e diferenças entre os resultados e o modelo teórico.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3625

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.