Análise dos Parâmetros Cinemáticos Determinantes do Desempenho na Prova de 200 M Nado Livre

Por: Antonio José Silva, Daniel A. Marinho, Diogo Roberto Oliveira, Maria Inês Ferreira, Nuno Domingos Garrido e Tiago Barbosa.

Motriz - v.18 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos deste estudo foram: i) caracterizar o nado submáximo e máximo do ponto de vista  cinemático; ii) verificar a influência das variáveis cinemáticas na prova máxima de 200 metros crawl. Nove nadadores de elite nacionais realizaram dois testes: um submáximo, descontínuo de intensidade  progressiva; outro máximo, que consistiu em uma simulação de uma prova de 200 m crawl. Foram  estudados os parâmetros cinemáticos gerais da mecânica da braçada, a duração de cada fase do ciclo  gestual, a velocidade do centro de massa e a variação intracíclica da velocidade horizontal. Verificaram-se  diferenças cinemáticas significativas da frequência gestual, velocidade de deslocamento do centro de  massa, duração total do ciclo gestual, duração da ação subaquática propulsora e da velocidade do centro  de massa na fase de recuperação entre os testes. Identificou-se associações significativas entre o teste  máximo e algumas variáveis cinemáticas como a velocidade do centro de massa e índice de nado. 

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/3622

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.