Resumo

A Educação Física como componente curricular obrigatório da Educação Básica necessita de espaços e materiais adequados para realizar suas atividades. Assim, o objetivo neste estudo foi analisar os recursos físicos e materiais utilizados nas aulas de Educação Física em 16 escolas públicas estaduais da zona urbana do município de Ilhéus, na Bahia. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória. A técnica de investigação adotada foi a observação sistemática, em que o instrumento empregado foi um diário de campo criado para registrar as observações realizadas. De modo geral, tanto a quantidade quanto a qualidade dos espaços e materiais foram considerados insuficientes e/ou precários nas escolas públicas estaduais da zona urbana de Ilhéus. Constatou-se que a falta e/ou a insuficiente quantidade desses recursos, indispensáveis às aulas de Educação Física, ocasiona transtornos ao cotidiano escolar, limitando a práxis do professor que tende a ajustar e adaptar seu planejamento, provocando insatisfação com o ambiente de trabalho e, consequentemente, restringindo o aluno a determinadas práticas corporais e esportivas. A Escola Pública não pode ser deixada ao acaso. Ela precisa ser entendida como instituição educacional que prima pela qualidade de ensino dos educandos, em detrimento da quantidade dos recursos encontrados.

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