Análise Econômica do Tratamento Cirúrgico de Fratura do Quadril em Idosos

Por: Alessandra Maciel Almeida, Alfredo Chaoubah, Elenir Pereira de Paiva, Estela Márcia de Saraiva Campos, Fabiano Bolpato Loures e Valdeci Manoel de Oliveira.

Revista de Saúde Pública - v.49 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Analisar a razão custo-utilidade incremental do tratamento cirúrgico da fratura do quadril de pacientes idosos.Estudo de coorte retrospectiva, com amostra sistemática de pacientes operados por fratura do quadril em hospital polo de macrorregião de Minas Gerais, entre 2009 e 2011. Foi realizada análise da criação de árvore de decisão, considerando os custos diretos médicos. A perspectiva foi do provedor de cuidado e o horizonte temporal de um ano. A efetividade foi medida pelo tempo decorrido entre o trauma e a cirurgia, sendo criados dois grupos maiores: o da estratégia precoce e o da tardia. A utilidade foi obtida de forma transversal e indireta por meio do questionário genérico Euro QOL-5D e transformada em número cardinal utilizando-se a normativa nacional criada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais. A amostra contou com 110 pacientes, 27 alocados no grupo precoce e 83 no tardio. Os grupos foram controlados por idade, sexo, tipo de fratura, tipo de cirurgia e risco anestésico.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102015000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.