Análise Epidemiológica de Lesões no Futebol de Salão Durante o Xv Campeonato Brasileiro de Seleções Sub 20

Por: Leonardo Oliveira Pena Costa e Rodrigo Nogueira Ribeiroi.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.12 - n.1 - 2006

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: Vários autores têm investigado a incidência de lesões no futebol. Entretanto, poucos trabalhos têm analisado as lesões no Futebol de Salão. O objetivo deste estudo foi analisar a incidência, circunstâncias e características das lesões registradas no Futebol de Salão durante o XV Campeonato Brasileiro de Futebol de Salão Sub 20.

MÉTODOS: Fisioterapeutas ou médicos de todas as seleções participantes do XV Campeonato Brasileiro de Futebol de Salão Sub 20 responderam a um questionário para investigar a ocorrência de lesões durante as partidas. A taxa de resposta foi de 100%.

RESULTADOS: Um total de 32 lesões foi registrado durante as 23 partidas, com incidência de 1,39 lesão por partida ou 208,6 lesões por 1.000 horas/jogo. Aproximadamente 1 a 3 lesões por partida resultaram em afastamento de jogadores em partidas ou treinamentos. As lesões de contato eram predominantes em 65,62% (21 das 32 lesões) e a maioria dessas lesões não resultou no afastamento dos jogadores.

CONCLUSÕES: O presente estudo observou que a incidência das lesões durante o XV Campeonato Brasileiro de Futebol de Salão Sub 20 foi semelhante à registrada em torneios de Futebol de Salão, mas superior aos achados em torneios de futebol, caracterizando a especificidade do esporte. Entretanto, circunstâncias e características são similares entre eles devido à semelhança de demanda do esporte.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000100001

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.