Análise Fenomenológica da Percepção das Emoções em Aulas de Educação Motora na Escola

Por: e Vilma Lení Piccoli.

IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Sentimentos, sensações, emoções pertencem ao complexo fenômeno comportamento humano. Eles estão presentes em nosso dia a dia, acompanhando-nos em diferentes situações, como formas de manifestação e de expressão corporal. Há momentos em que não conseguimos controlar nossas próprias emoções, gerando possíveis conseqüências desagradáveis, em outros, sentimos dificuldade, até mesmo, de expressar nossos sentimentos. As aulas de Educação Motora na escola podem representar um espaço altamente significativo para essas manifestações, já que é de senso comum, que através da prática de atividades físicas "descarregam-se" emoções. Sendo assim, este trabalho busca desvelar a percepção que os professores, desta área, têm sobre as emoções que seus alunos expressam em situações criadas durante as aulas de Educação Motora e compará-las com a percepção dos próprios alunos. Os discursos foram colhidos através de uma pergunta geradora feita aos professores e alunos. Analisados numa abordagem fenomenológica, tentou-se clarear o fenômeno da percepção dos sujeitos sobre as emoções expressadas, elencando categorias a partir de suas descrições, interpretando-as à luz da teoria. Numa análise nomotética, os resultados são construídos, a partir das convergências e divergências existentes.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.