Análise da Freqüência Mediana do Sinal Eletromiográfico de Indivíduos com Lesão do Ligamento Cruzado Anterior em Exercícios Isométricos de Cadeia Cinética Aberta e Fechada

Por: Leticia Maciel Pizzato Arakaki.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.13 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Indivíduos com lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) possuem importantes alterações funcionais na musculatura periarticular do joelho. Sendo assim, é de suma importância caracterizar tais alterações, bem como enfatizar um efetivo protocolo de reabilitação para esses indivíduos, com conseqüente retorno às atividades físicas. O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento da freqüência mediana (Fmed) em indivíduos com lesão do LCA durante contrações isométricas em exercícios de cadeia cinética aberta (CCA) e fechada (CCF). Entre lesados e não lesados, 40 indivíduos realizaram a extensão do joelho através da contração isométrica voluntária máxima (CIVM) nos aparelhos leg extension e leg press a 30°, 60° e 90° de flexão do joelho. Os resultados revelaram valores da Fmed menores para indivíduos com lesão do LCA quando comparados com o membro contralateral e grupo controle em CCA (p < 0,05). Já exercícios em CCF não apresentaram diferença estatística significativa (p > 0,05) na comparação entre os grupos, não evidenciando esse tipo de lesão. Portanto, a Fmed parece ser uma ferramenta eletromiográfica eficaz na caracterização da lesão crônica do LCA. Além disso, exercícios em CCF parecem ser os mais indicados para a reabilitação desses indivíduos.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-869220070001&lng=pt&nrm=iso

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.