Análise da Gestão do Esporte e Lazer e Sua Relação com o Planejamento e Aplicabilidade das Ações com as Comunidades nos Governos Municipais da Região Metropolitana de Fortaleza

Por: Carlos Américo Morais Ximenes.

1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte

Send to Kindle


Resumo

A temática relacionada ao esporte e ao lazer e sua gestão por meio de políticas públicas fazem parte de grandes discussões atualmente, na área educacional, social e certamente política. O estudo teve como objetivo analisar as relações com o planejamento e as ações entre Gestão do Esporte e Lazer nas Prefeituras dos Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, buscando identificar se existe uma política esportiva e como se relaciona com a comunidade. Para realizar este trabalho foi utilizado como procedimento metodológico a aplicação de um questionário para o representante da comunidade e o encarregado pela administração de esporte no município. A População para a realização dessa pesquisa será formada por 5 (cinco), ou seja 38,46% das 13 (treze) Prefeituras dos Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Para compor a amostra serão escolhidos de forma aleatório 01 (um) membros da comunidade e 01(um) encarregado pela administração na área esportiva em cada Prefeitura dos Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. A coleta de dados fora realizada nos próprios municípios. Constata-se através dos resultados que o nível do sistema esportivo e de lazer dentro da estrutura organizacional pública e comunitária nos municípios na Região Metropolitana de Fortaleza, encontram-se em processo ainda assistencialista e não participativo. As ações com a Secretaria de Educação são eventuais, ou seja, não trabalham de forma integrada. Qualquer política publica para o desenvolvimento do olimpismo, que venha a ser implantado no Brasil precisa levar em consideração a Educação Física, o esporte, o lazer, a intersetoridade e os interesses de sua população.

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.