Resumo

Este estudo teve como objetivo geral analisar as tendências das teses brasileiras em interface com a Educação Especial (EEs) desenvolvidas pelos cursos de doutorado da área de Educação Física, no período de 1994 a 2009, na perspectiva histórico-filosófica. Para tanto, realizamos um estudo do tipo bibliográfico-documental, que nos possibilitou a partir das fontes selecionadas analisarmos aspectos internos das teses identificadas e relacioná-las com contextos mais abrangentes. Deste modo, verificamos que o índice de teses em interface com a EEs, defendido nos cursos de doutorado da área, no período analisado, é de apenas 7,77% do total produzido o que pode ser considerado baixo diante do número de trabalhos realizados nesses cursos e a demanda social apresentada pelas políticas de Educação Inclusiva. Os resultados obtidos quanto à abordagem metodológica dos estudos analisados, indicam o predomínio dos fundamentos positivistas (abordagem empírico-analítica), mas que assim como ocorre na área de Educação e Educação Física brasileira, há um processo de reorientação paradigmática, pois outras abordagens metodológicas estão sendo utilizadas como paradigmas científicos (paradigma entendido como lógica reconstituída). No entanto, se estes resultados obtidos devem ser acolhidos com otimismo, outros dados indicam que é necessário cautela para com as tendências epistemológicas da produção da área.

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