Integra

introdução:

o programa especial de treinamento (pet) pode ser considerado como uma das mais inovadoras iniciativas de formação acadêmica do ensino superior no brasil. como tal, o pet caracteriza-se pelo ensino tutorial, pela objetivação da interdisciplinaridade e do princípio do ‘aprender fazendo’ a partir de iniciativas de pesquisa, ensino e extensão. originalmente, seus objetivos eram estimular mudanças qualitativas na graduação, e desenvolver formação acadêmica para a integração no mercado profissional e para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação. todavia, são quase inexistentes os estudos dedicados acompanhar e avaliar a trajetória profissional e acadêmica dos egressos deste programa e, por extensão, dele mesmo. o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do programa especial de treinamento do centro de educação física e desportos da universidade federal do espírito santo (pet/cefd) na trajetória profissional e acadêmica de seus ex-bolsistas na avaliação dos próprios sujeitos. deste modo, possibilita-se a criação de indicadores que permitam mensurar melhor sua efetividade assim como propor possíveis correções.

Metodologia:

esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa descritiva que utilizou métodos de inquirição sob a forma de opinião. O instrumento de coleta de dados foi composto de duas partes assim definidas. Em primeiro lugar, um questionário semi-estruturado destinado a obter dados sobre o tempo de permanência no programa, situação profissional (atividades atuais, fonte principal de renda e renda média) e sobre sua trajetória acadêmica (graduações e pós-graduações realizadas ou em realização). Em segundo lugar, uma escala de atitudes destinada a mensurar a avaliação que os sujeitos fazem das atividades de ensino, pesquisa e extensão do pet/cefd para sua graduação e para sua trajetória profissional e acadêmica após a graduação. Os dados foram tratados pelo uso de estatística descritiva. O quadro teórico de referência para análise dos resultados foi baseado nas análises de antunes (2000) sobre os sentidos do trabalho, nas teses de castro (2002) sobre formação profissional e mercado de trabalho, nas propostas de alvarez (2001) e dacosta (2000) sobre formação em educação física, nas análises de huberman (2000) sobre as etapas da profissão docente, além dos próprios documentos iniciais de orientação do pet (1995). Em virtude do estado precário de armazenamento dos dados no pet/cefd, da ausência de um sistema de acompanhamento já instalado e de questões individuais, dos 35 ex-bolsistas deste programa, apenas 20 sujeitos (57,1%) participaram deste estudo.

resultados:

o tempo médio de permanência dos respondentes no pet/cefd foi de 25,5 meses. alguns respondentes atuam em diferentes espaços profissionais. assim, o magistério é uma das ocupações de 75% dos entrevistados, enquanto o clube, a academia, a clínica ou a empresa é o posto de trabalho de pelo menos 55%. a renda média encontrada é de r$ 1.477,34 e para 55% a principal fonte é o magistério. 65% dos respondentes fazem ou fizeram algum curso de pós-graduação lato-sensu, enquanto apenas 15% fazem ou fizeram um programa de mestrado e 20% não possuem qualquer curso de pós-graduação. embora 80% dos ex-bolsistas tenham considerado o pet/cefd como positivo ou muito positivo para sua formação, as avaliações quanto às atividades de ensino, pesquisa e extensão apresentam resultados diferenciados. a pesquisa foi considerada importante para a graduação (90%) e carreira (80%), mas 35% não a avaliam positivamente para a trajetória acadêmica o que indica que ela serviu menos para formar pesquisadores do que para auxiliar no aprendizado de conteúdos. as atividades de ensino têm pouca importância para a carreira de 40% dos ex-bolsistas, mas foram importantes para a trajetória acadêmica de 70% deles o que se relaciona com carreira docente. por outro lado, as atividades de extensão foram pouco positivas ou negativas em relação à carreira para 40% dos respondentes e para metade deles em relação à trajetória acadêmica o que indica que elas pouco funcionaram com um espaço de interação teoria-prática.

conclusões:

a investigação demonstra que o pet/cefd possui uma avaliação positiva, porém há alguma dissonância entre objetivos e efeitos práticos. a evidência de que as atividades de ensino, pesquisa e extensão foram mais positivas para a graduação, a carreira e em menor grau para a trajetória acadêmica, sugerem que o ensino tutorial do pet/cefd caracterizou-se majoritariamente pela participação passiva dos bolsistas. o programa parece ter se constituído em uma ótima ferramenta auxiliar de compreensão de conteúdos e de formação profissional técnica. todavia, sua efetividade como formador do ‘profissional pesquisador’ tal como preconizado em seus próprios documentos e nos textos que sugerem novos objetivos para a formação docente é apenas parcial. o pequeno número de pós-graduados stricto-sensu contradiz um dos objetivos centrais do pet. isto pode ser explicado pelo fato de os respondentes estarem ainda na fase exploração da vida docente, na ‘toytização’ do mercado de trabalho em educação física, historicamente precário e multifacetado, o que os levaria a busca de especializações voltadas para as demandas do mercado ao invés de um mestrado/doutorado. os efeitos destes ‘novos’ sentidos do trabalho configuram a renda média encontrada uma vez que ela é ‘puxada’ para cima pelos respondentes docentes no ensino superior. enfim, a pesquisa indica que o acompanhamento da trajetória dos egressos do pet pode ser um instrumento importante para a compreensão de processos só visíveis em longo prazo.