Análise da Incidência Lesional na Ginástica Aeróbica Espanhola de Elite

Por: águeda Gutiérrez-sánchez, Mercedes Vernetta Santana e Rocío Abalo Núñez.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.19 - n.5 - 2013

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: A ginástica aeróbica (GA) é uma disciplina que possui exigências físicas específicas e treinamento adequado para prevenir ou minimizar a ocorrência de lesões esportivas. 
OBJETIVO: Analisar a incidência de lesões na GA e a sua vinculação com fatores de treinamento 
MÉTODO: Realizou-se um estudo em 40 desportistas valencianos com idades compreendidas entre nove e 17 anos. O procedimento de coleta de informações foi através de um questionário de morbidade. A variável dependente foram as lesões durante a temporada 2009-2010 e as variáveis independentes principais foram a carga de treinamento, o material de proteção, superfície de treinamento, gesto técnico e tipo de lesão e zona corporal lesionada. 
RESULTADOS: As lesões mais reincidentes foram as relacionadas a ligamentos, afetando por igual os membros superior e inferior. A metade das lesões ocorreu após a realização dos saltos, apesar do uso de algum material de proteção, além de terem ocorrido no início da temporada. Relações significativas entre o número de lesões e a experiência, os dias de treinamento e o número de competições (p < 0,05) foram encontradas. 
CONCLUSÕES: O número de lesões diminuiu enquanto o uso de medidas de proteção, com destaque para as munhequeiras, aumentou. Metade das lesões produziu-se durante o período de aprendizagem técnica de dificuldades.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000500011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.