Análise de Indicadores Estatísticos em Relação Ao Resultado Competitivo do Campeonato Paranaense de Basquetebol Sub-17 – 2011

Por: Celso Lopes da Silva Junior, , José Carlos Mendes, Laiana Daniela Dumke, Otavio Augusto Lamb e Rogerio Vaz.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi identificar quais os indicadores estatísticos que se apresentaram mais relevantes para a obtenção do resultado da competição durante o Campeonato Paranaense de Basquetebol Masculio sub17 – 2011.

Métodos e Resultados:
Foi feita uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo por meio de scouting técnico realizado em 15 jogos da competição, aferindo 21 indicadores estatísticos, sendo que, para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva. Inicialmente foram quantificadas as médias e desvios padrão dos indicadores das equipes em relação ao resultado competitivo e posteriormente foi aplicado o teste estatístico Anova (p<0,05). Os resultados revelaram que as equipes melhor classificadas apresentaram médias superiores na maioria dos indicadores analisados em relação às equipes que obtiveram as piores classificações, sendo

que apenas as diferenças existentes nos indicadores pertinentes às tentativas de dois pontos, dois pontos convertidos, percentual de acerto de dois pontos, percentual total de pontos e nos rebotes ofensivos foram consideradas significativas. Enquanto as equipes com as piores classificações apresentaram médias superiores para os indicadores relacionados às tentativas de três pontos, percentual de acerto de três pontos,roubadas e tocos, mas somente nos indicadores pertinentes às tentativas de arremessos de três pontos e três pontos convertidos, as diferenças foram consideradas significativas.

Conclusão:
De um modo geral, em relação à competição observada, concluiu-se que os indicadores pertinentes às tentativas de dois pontos, dois pontos convertidos, percentual de acerto de dois pontos, percentual total de pontos e nos rebotes ofensivos, aparentemente, foram os mais relevantes para obtenção dos melhores resultados competitivos.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.