Análise do Indice do Arco Plantar em Escolares da Zona Rural

Por: Anne Emanuele da Silva Pereira, Gertrudes Nunes de Melo, Glauber Carvalho Nobre, e Maria Nadja dos Santos Ferreira.

Conexões - v.7 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o índice do arco plantar IP e prevalência de desvios posturais no segmento pe em escolares. Decorre um estudo descritivo, transversal em 60 escolares, com média de idade (11,15 ± 2,7dp) anos, submetidos ao teste de impressão plantar, equacionando o índice do arco plantar (IP), que estabelece a relação entre a região central e posterior dessa impressão, referenciando em Cavanagh e Rodgers (1987). Utilizou-se do programa SPSS versão 13.00 para estatística descritiva e inferencial. Não foram observadas diferenças significativas do IP dos lados direito e esquerdo quando comparado por dominância do segmento, entre e intergênero. A maioria dos escolares, tanto do sexo masculino quanto do feminino, indicou estar em índices classificatórios considerados normais.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/410

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.