Resumo

Objetivos:
As federações são organizações esportivas responsáveis pelo fomento do esporte de rendimento no sistema esportivo local e a sua infraestrutura possibilita a manutenção de treinamentos de seus atletas, a criação e operacionalização de eventos esportivos no Estado. O objetivo da pesquisa é identificar a realidade da infraestrutura das Federações Esportivas do Estado de Pernambuco.

Métodos e Resultados:
Quanto aos métodos, inicialmente, utilizou-se de processos exploratórios decorrentes da bibliografia relativa à temática. Em seqüência, realiza-se uma intervenção de campo entre cinqüenta e duas federações esportivas do Estado de Pernambuco no período de fevereiro a julho de 2010. Obtiveram-se os dados mediante aplicação de questionário com 10 perguntas fechadas, cujo tratamento decorre do processo de estatística descritiva. Ambos os procedimentos se inspiram em Sarmento, Pinto e Oliveira (2006) e a escolha dos entrevistados foram balizadas em Lopez e Luna-Arocas (2000). Os dados revelam que 59% das federações esportivas possuem sedes cedidas e apenas 45% possuem instalações esportivas próprias para o treinamento de suas equipes. No que diz respeito a materiais e equipamentos para a realização de treinamento e competições, apenas 55% afirmam ter acesso, e 83% julgam que os materiais existentes são insuficientes para as atividades desenvolvidas na federação.

Conclusão:
Conclui-se que a infraestrutura das federações esportivas do Estado de Pernambuco encontram-se bastante deficitária, o que dificulta os procedimentos de gestão esportiva balizados nas funções administrativas. A carência desta infraestrutura reflete também as políticas públicas que vem sendo desenvolvidas neste campo de intervenção.