Análise Metodológica na Prática do Judô

Por: Ricardo Ruffoni.

119 páginas. 2004

Send to Kindle


Resumo

O judô como instrumento pedagógico reflete valores normas e códigos difundidos e valorizados na educação contemporânea. Destarte, a sua prática tem despertado interesse não só pelo seu aspecto competitivo, sobretudo pelos benefícios recreativo, afetivo-social cognitivo e motor. O estudo em motricidade humana teve por objetivo identificar as metodologias no spectrum de ensino de Muska Mosston (1986) que permeiam as práticas de professores de judô em agremiações da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, com alunos na faixa etária de 7 a 11 anos, na 1a região, núcleo regional do Município do Rio de Janeiro. A metodologia empregada foi de natureza quali-quantitativa e sua seleção de amostra compreendeu 28 professores graduados em judô, licenciados em Educação Física ou registra dos junto ao CREF e uma série de 10 filmagens com a finalidade de analisar a existência ou não da práxis pedagógica e de um estilo predominante de ensino. Os resultados apresentaram a predominância do estilo comando com 39,3% de adesão pelos entrevistados, sendo seguidos pelos estilos descoberta guiada com 21,4%, produção divergente 17,9% , tarefa com 14,3% , e recíproco com 7,1 %. Não foi acolhido por nenhum dos entrevistados o estilo descoberta convergente. O estilo comando denota uma ausência de diálogo entre o professor e o aluno. Tem por características o imediatismo do gesto esportivo, a hierarquização dos valores e a padronização no movimento do grupo, o que evidencia a prática de uma tendência metodológica tradicionalista. A partir dessas considerações, o estudo aponta novas propostas metodológicas de ensino, principalmente no que se refere ao esporte formação. A educação do século XXI valoriza cada vez mais a participação ativa do aluno na aprendizagem, para isto deve-se procurar levá-Io à reflexão e à crítica, nesse sentido faz-se necessária à utilização de metodologias menos diretivas à prática esportiva.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2205&listaDetalhes%5B%5D=2205&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.