Análise Morfológica do Músculo Gastrocnêmio Medial de Ratos Submetidos a Um Protocolo de Treinamento Concorrente

Por: Alexandre Roveratti Spagnol, Diego Grando Moret, José Carlos Silva Camargo Filho, Marcelo Papoti, Olga Cristina de Mello Malheiro, Rafael Gavassa de Araújo e Robson Chacon Castoldi.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.35 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar as alterações morfológicas do músculo gastrocnêmio medial (GM) de ratos Wistar submetidos a oito semanas de treinamento concorrente (TC). Foram utilizados quinze ratos Wistar machos, separados em três grupos com cinco animais: linha de base (LB), controle (C) e treinados (T). O TC consistiu na realização de um treinamento de resistência aeróbia em natação (TRA) e um treinamento de força (TF) na mesma sessão, três vezes por semana, durante oito semanas. Foi observado um aumento de 4,4 % na comparação entre as médias da área da secção transversa do GM dos animais dos grupos T (4905,5 ± 77,1µm2) e C (4699,9 ± 78,3µm2). Conclui-se que o treinamento concorrente foi eficaz em promover hipertrofia no GM de ratos Wistar.
 
 

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/1541

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.