Análise da Mudança no Conceito de Saúde de Jovens Adolescentes Participantes de Um Programa de Educação Física Escolar Direcionado a Saúde e Qualidade Devida

Por: .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Oobjetivo do presente estudo foi analisar o ponto de vista de adolescentes com relação ao conceito de saúde antes e após um curso de Educação Física Escolar (EFE). Apopulação constou de20 jovens (8 sexo masculino e 12 do sexo feminino) com idade entre 15 a 18 anos, estudantes de umcurso profissionalizante oferecido parauma comunidade carente da região da zona lesteda cidade de São Paulo. Adisciplina EFE integrou a grade curricular do curso e o conteúdo do programa procurou relacionar as discussões do movimento humanoaos temas saúde e qualidadede vida. Foram ministradas 3 aulas semanais de EFE no período de agosto a dezembro de 1997. O ponto de vista com relação ao conceito de saúde foi analisado através de umaquestão abertaaplicada pré e pós-curso. Os resultados indicam que na fase pré-curso 80% dos alunos relacionaram o conceito de saúde ao bemestardeterminado por aspectos físicos e mentais e pela ausência dedoença, 5% relacionaram o conceito de saúde ao bem-estar determinado por um conjunto de fatores sociais e 15% não souberam responder. Na fase póscurso, 40% relacionaram o conceito de saúdeao bem-estar determinado por aspectos físicos e mentais e pela ausênciade doença, 50% relacionaram o conceito de saúde ao bem-estar determinado por um conjunto de fatores sociais e 10% não souberam responder. Conclui-se que a EFE, quando trabalhada numa perspectiva dereflexão crítica, pode contribuir namudança do conceito de saúde, educando verdadeiramente para a vida.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.