Analise nas Variaveis Neuromotoras de Acordo Ao Estado Nutricional de Escolares de Baixo Nivel Socioeconomico

Por: Andres Julian Rendon Sanchez, João Pedro da Silva Junior, , e .

37º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - SIMPOCE

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Excesso do peso causado pelos hábitos de vida, má alimentação, maior ingestão calórica e maior quantidade de tempo em inatividade, tem como resultado um impacto ao desempenho das variáveis neuromotoras. Objetivo: Objetivo: Analisar o comportamento das variáveis neuromotoras no período de 20 anos de acordo com o peso corporal em crianças de 7 a 10 anos. Método: Métodos: Este estudo faz parte do projeto Misto Longitudinal de Crescimento e Desenvolvimento realizado na cidade de Ilhabela. A amostra foi composta por 829 escolares de Ilhabela (SP), em idades de 7 a 10 anos. As variáveis analisadas foram: antropométricas (peso, estatura) e neuromotoras (força muscular, velocidade e agilidade). As variáveis foram mensuradas de acordo com padronização CELAFISCS; Adotamos para análise estatística dos dados ANOVA Oneway, com nível de significância de p< 0,05 e Post Hoc de Bonferroni. Os períodos analisados foram 1990/1991 (inicial), 2000/2001 (10 anos) e 2010/2011 (20 anos). Os testes aplicados foram: impulsão vertical sem auxílio (IVS), impulsão vertical com auxílio (IVC), dinamometria mão direita (DIN), impulsão horizontal (IH), agilidade (AGIL) e velocidade (VEL). Resultados: Resultados: Diferencias significativas para um p<0,05 foram encontradas do período inicial aos 10 anos na força muscular de membros superiores (dinamometria) e na força muscular de membros inferiores (impulsão horizontal); Já o período inicial aos 20 anos foram encontradas diferencias na força muscular de membros inferiores (IVS e IVC) e na agilidade e na velocidade; O período dos 10 anos e 20 foram encontradas diferencias na força de membros inferiores (IVS, IVC e IH), na força de membros superiores (dinamometria) e na agilidade.
TABELA
Conclusão: Conclusão: durante as décadas analisadas observa se um decréscimo algumas das variáveis neuromotoras, evidencia se que a maior quantidade de variáveis afetadas ocorreu no último período analisado, dos 10 a 20 anos do estudo deixando claro que por quilo do peso corporal as variáveis neuromotoras apresentam diferencias durante os diferentes p

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.