Análise Observacional das Formas de Atividade Estudantis, Contextos de Aulas e Interação dos Professores Durante Jogos nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio (11-16 Anos)

Por: Simon Roberts e Stuart Fairclough.

European Journal of Sport Science - v.17 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Sobre a Obra

O propósito desse estudo foi examinar a atividade dos estudantes, os contextos das aulas e a interação dos professores durente as aulas de educação física do ensino médio. Para isso foi usado um instrumento de observação sistemática recentemente validado de nome SOTG-PE (Sistema para Observação de Ensino de Jogos nas Aulas de Educação Física). Trinta aulas de educação física de ensino médio (11 - 16 anos) para turmas de um único gênero foram sistematicamente observadas e registradas usando o SOTG-PE. Os resultados mostram que os alunos se enquadram em um alto nível de inatividade. O mais alto nível de inatividade registrado (52,8%) corresponde à categoria "marcação/campo/quadra". Na categoria relacionada aos contextos de aula, "gerenciamento geral" foi o maior nível registrado (47,4%). A maior interação dos professores registrada nas três categorias de jogos corresponde a "promoção verbal de comportamentos técnicos" (40,9%). (Trad. Raquel Pedercini)

Endereço: http://epe.sagepub.com/content/17/2/255.abstract

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.