Resumo

O presente estudo de cunho descritivo teve como objetivo analisar o padrão
motor correr e suas re l a çõe s com pa r âme t ros sóc io- e conômi cos e
biomecânicos de crianças de 6 a 8 anos. Fizeram parte do estudo 119
crianças de duas escolas públicas da cidade de Maringá-PR. Como
instrumento de medida utilizou-se a matriz de GALLAHUE e OZMUN (2001)
para análise da maturidade do movimento; o questionário da Associação
Brasileira de Empresas e Pesquisa (ABEP) para identificar os aspectos
sócio-econômicos e a videogametria para quantificar os parâmetros do
ciclo da passada. Na realização da parte experimental solicitou-se que as
crianças executassem o movimento correr em velocidade livremente
selecionada. A análise foi realizada a partir de registro de imagens no plano
bidimensional. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2005
com autorização prévia das escolas e dos participantes. Os resultados
demonstraram que 38,6% dos participantes encontraram-se em um estágio
intermediário entre elementar e maduro. Os meninos apresentaram melhor
maturidade no padrão motor correr quando comparados com as meninas.
O estudo também evidenciou que 71,4% das crianças estudadas não
apresentaram o padrão motor maduro do movimento fundamental correr.
Notou-se ainda que as crianças de classes econômicas C e D apresentaram
melhor estágio de desenvolvimento motor dos que as classes econômicas
A e B. Em relação à análise do ciclo da passada da corrida percebeu-se que
as crianças realizaram em um tempo médio de 0,55 s, a uma velocidade de
4,14 m/s e a uma distância média de 2,23 m. Observou-se também que os
valores médios de velocidade mostraram uma acentuação positiva em
função da maturidade do padrão motor. Conclui-se que: a maturidade do
movimento fundamental correr é essencial para melhora da velocidade de
movimentos e conseqüentemente da coordenação motora.

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