Análise do Perfil do Gestor Esportivo nas Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco

Por: Angelo dos Santos, , e Renan José G. Alcoforado Pereira.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
O presente estudo tem por objetivo traçar o perfil dos gestores do Desporto Universitário em Pernambuco. Por conseguinte, a pesquisa se propõe a contribuir com o fortalecimento do fomento do D.U. no Estado e problematizar o coerente cumprimento da missão das Instituições de ensino Superior quanto ao seu papel de garantir a devida qualificação profissional para atuar na dimensão investigada.

Métodos e Resultados:
Para o estabelecimento deste estudo foram encaminhados aos gestores esportivos das Instituições de Ensino Superior filiadas a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes - FAPE via endereço eletrônico a partir banco de dados desta entidade devidamente acessado o consentimento do seu presidente, um questionário adaptado de Sarmento e colaboradores (2006) enquanto instrumento desta pesquisa de cunho descritivo exploratório, conforme abordam Lakatos & Marconi (2007). No presente momento a pesquisa se encontra em fase de andamento onde já estamos obtendo gradativamente o retorno dos questionários devidamente respondidos dentro do prazo estabelecido na carta de apresentação do estudo encaminhada aos mesmos conjuntamente ao instrumento da pesquisa.

Conclusão:
Desta feita, considerando os pressupostos teóricos delineados pelo estudo, podemos evidenciar as que a possível desconsideração da tendência do sistema esportivo brasileiro em conferir aos ex-atletas o status de potenciais gestores esportivos mesmo quando esses não possuem a mínima formação técnica necessária (SOUCI, 2002), pode vir a ser superada a partir do modelo de gestão do Desporto Universitário que, diante de suas peculiaridades, se apresenta enquanto proposta piloto para tal superação.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.