Análise do Perfil Psicomotor das Crianças do 2o Período do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - Ndi - Ufal

Por: e Flavio Guto Barbosa Pimentel.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Analisar o perfil psicomotor das crianças do 2º período do núcleo de desenvolvimento infantil – NDI – UFAL.

Métodos e resultados:
O estudo foi do tipo transversal de abordagem qualitativa, do nível observacionalexperimental. Os instrumentos utilizados para a pesquisa foram a observação e os testes psicomotores de Pierre Vayer. O estudo foi desenvolvido com um agrupamento de 9 alunos da Educação Infantil, de ambos os sexos, com idade entre 4 e 5 anos. Na análise e discussão dos dados, verificou-se o Perfil Psicomotor de cada criança utilizando a curva de desenvolvimento em cada tabela, indicando se as crianças apresentam ou não as estruturas psicomotoras acima, abaixo ou de acordo com a idade real. De acordo com os gráficos todas as crianças apresentaram curvas de desenvolvimentos singulares, cada qual com suas vivências, com as particularidades de cada meio familiar, apresentando um aspecto não linear, contínuo e com saltos qualitativos de uma estrutura psicomotora para outra, dentro de padrões considerados adequados a idade.

Conclusão:
Os resultados analisados apontam que as crianças apresentam um Perfil Psicomotor normal em desenvolvimento, permitindo o conhecimento do potencial real, fantasmático e simbólico em que as crianças se encontram, considerando as diversas situações de aprendizagem que a escola oferece.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.