Resumo

Introdução: O CID é um programa de iniciação desportiva criado em 1981, composto por 17 modalidades ministradas por professores de educação física e voltado para estudantes da escola pública brasiliense. Objetivo: Nosso objetivo foi analisar o desempenho desse programa no período 2016-2018 quanto à participação dos estudantes, em sua totalidade e por coordenação regional de ensino (CRE). Metodologia: Foram analisados descritivamente dados oficiais da gerência de educação física e desportos do governo do DF (Gefid/GDF), responsável pela gestão do CID. Participaram do programa um total de 27.395 estudantes (9.027/2016; 9.466/2017; 8.902/2018). Resultados e Discussão: Entre 2016 e 2018 houve quedas relativas de 1,4% e absoluta de 125 estudantes, das 14 CRE, o programa teve diminuição de desempenho em seis delas (42%): a menor de 15%, no Plano Piloto, e a maior de 66%, no Paranoá; e aumento de desempenho em oito: 3% em Taguatinga e 42% no Guará. Concluímos que no período analisado houve queda no desempenho do CID por totalidade. No desempenho por CRE, o intervalo de diminuição (15%-66%) foi maior do que o de aumento (3%-42%). Mesmo com os efeitos da crise atual e do corte nos investimentos do programa, de R$ 24 mil para R$ 4 mil por modalidade (-84%), sugerimos novas pesquisas focadas também nas causas sociais, culturais, de gestão de políticas públicas e de recursos humanos, todas elas relacionadas ao “desempenho contraditório” do CID no período.