Resumo

Este trabalho analisa os saberes que permeiam e definem o trabalho do Supervisor de Estágio ,e do Estagiário em um curso de Licenciatura em Educação Física. Para tanto, realizouse ,uma pesquisa, na forma de estudo de caso tipo etnográfico, no contexto da disciplina ,Prática de Ensino em Educação Física sob a Forma de Estágio Supervisionado, no curso de ,Licenciatura da Universidade de Uberaba. O universo do contexto que serviu para a coleta ,de dados foi formado por nove Estagiários do terceiro ano, cursando Prática de Ensino -2. Os Estagiários desenvolveram os seus trabalhos na execução do projeto Re-criança, que ,atendeu ao projeto pedagógico do Colégio Ricardo Misson, Escola ligada e subsidiada pela ,mantenedora da Universidade de Uberaba. Neste projeto de extensão universitária, os Estagiários ,desenvolveram quinzenalmente atividades ligadas à prática docente da Educação ,Física Escolar, atendendo crianças de 6, 7 e 8 anos do Colégio. Os trabalhos dos Estagiários ,não ficaram limitados somente às atividades quinzenais propostas, pois participaram ,também das reuniões pedagógicas. A coleta de dados para análise foi realizada por meio de ,relatórios dos encontros semanais dos Estagiários com o Supervisor de Estágios; relatórios ,das atividades desenvolvidas pelos Estagiários na Escola; relatório da Diretora e da Vice- ,Diretora da Escola; relatório da Professora responsável pela Educação Física, na Escola e ,um relatório de um encontro com o Orientador da Pesquisa Prof. Dr. Jorge Sergio Pérez ,Gallardo. Na conclusão, neste tipo de pesquisa que não é fechada e acabada, foi possível ,na análise, enumerar elementos fundamentais para uma nova abordagem metodológica de ,ensino para a disciplina obrigatória Prática de Ensino. Sendo assim, as experiências que ,ficaram indicam que além das determinações da LDB nº 9.394/96, há inúmeros argumentos ,de outras Leis anteriores que devem ser cumpridos pelas instituições que propiciam o ,estágio dentro da Prática de Ensino; o Estagiário deve fazer uma leitura prévia diagnóstica ,da escola – campo do estágio – considerando o seu projeto político pedagógico, a sua estrutura ,física para o ensino e o contexto social em que ela está inserida, para obtenção de ,elementos importantes quando for elaborar o seu plano de ensino no estágio. Por últimotoda ação do Estagiário, de leitura da realidade à atuação docente, tem necessariamente ser ,precedida por um planejamento integrado com os conhecimentos assimilados no cursointegrado ao contexto do campo de estágio e com a orientação técnica e pedagógica do ,Supervisor de Estágios.

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