Análise do Processo de Reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física da Uepa Ação Regulatória e Emancipatória

Por: Eliane do Socorro de Sousa Aguiar.

2009 02/10/2009

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Resumo

O estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação, da Universidade do Estado do Pará, na linha de pesquisa “Formação de Professores”, especificamente na área de interesse “Formação de Professores e o Projeto Político Pedagógico”. Investiga o processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará, a partir da análise da necessidade concreta de reformulação deste, da organização do processo, inserção dos sujeitos e constituição dos grupos, dos diálogos estabelecidos e obstáculos enfrentados. Adota o materialismo histórico dialético como método de investigação capaz de estabelecer as mediações entre o contexto de crise estrutural do capitalismo, de implementação de políticas neoliberais, de reformas educacionais e sua expressão no campo da Formação de Professores de Educação Física através da aprovação de Diretrizes Curriculares Nacionais, com repercussões no âmbito da organização dos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados indicam o processo permeado pelo hibridismo de ações regulatórias e emancipatórias, a primeira evidenciada em momentos em que prevaleceram as posturas autoritárias, burocráticas e verticalizadas, e a segunda, localizada nas oportunidades de discussões ampliadas, coletivizadas e democráticas. Conclui sobre condições objetivas para efetivação da possibilidade de uma formação para emancipação humana tornar-se realidade. 

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