Análise da Produção de Conhecimento da Educação Física Brasileira Sobre o Cotidiano Escolar

Por: Max Castelhano Soares, Renato Xavier Coutinho, Robson Luiz Puntel e Vanderlei Folmer.

RBPG - Revista Brasileira de Pós Graduação - v.9 - n.17 - 2012

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Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção de conhecimento da Educação Física brasileira relacionada ao contexto escolar. Para tanto, foram analisados grupos de pesquisa registrados no CNPq e programas de pós-graduação, teses, dissertações e artigos científicos em periódicos com classificação superior a B2 na área. A análise revelou uma grande expansão em todos os parâmetros analisados, principalmente a partir do ano 2000, sendo que foram identificados 211 grupos de pesquisa, 22 programas de pós-graduação, dois periódicos B1 e seis com Qualis B2, totalizando 242 artigos. Contudo, apesar do evidente aumento da produção científica, são necessárias medidas para disseminar o conhecimento gerado. Assim, espera-se que este estudo possa, ao demonstrar o que está sendo feito pela Educação Física voltado ao contexto escolar, apontar caminhos para a melhoria dessa produção acadêmica.

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