Análise Psicométrica dos Itens de Educação Física do Exame Nacional do Ensino Médio (enem) Via Teoria Clássica dos Testes

Por: .

69 páginas. 2017 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Nos últimos anos tem crescido a importância das avaliações em larga escala no contexto brasileiro, com destaque nesse cenário o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com sua reformulação em 2009, competências e habilidades da área de Educação Física têm sido inseridas na matriz de referência desse exame. Nesse mesmo ano é alterado também o método de análise dos resultados, realizado a partir da Teoria Clássica dos Testes (TCT), passando a ser utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI), sob justificativa de ser mais adequada por permitir a comparabilidade dos resultados. Com isso, esta pesquisa objetivou analisar os itens de Educação Física do ENEM dos anos de 2009 a 2014 a partir da TCT. Para tanto, utilizou-se os microdados do exame disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foram analisados os seguintes parâmetros métricos: validade, fidedignidade, dificuldade e discriminação. Utilizou-se como recurso o software SPSS, versão 20.0. Os itens apresentaram bons valores de correlação e adequação da amostra de itens. Apresentaram escores de comunalidade e cargas fatoriais inadequados para composição da prova. A Análise Fatorial Exploratória apresentou baixa explicação da variância considerando apenas um fator, mesmo a análise gráfica (scree plot) indicando a unidimensionalidade do teste. Os valores de fidedignidade da prova foram bons, não havendo influência dos itens de Educação Física. A dificuldade e discriminação apresentaram valores aceitáveis em quase todos os anos. No entanto, em 2014 a prova não apresentou unidimensionalidade, considerando a variância explicada, bem como na análise gráfica. Neste ano, os itens apresentaram alta dificuldade e baixa discriminação. Dessa forma, conclui-se que as provas de Linguagens e Códigos do ENEM apresentaram dificuldades de comprovação da unidimensionalidade, embora, tenha apresentado boa precisão, com exceção de 2014 e alguns itens de Educação Física do exame não apresentaram parâmetros adequados. Tais fatores podem comprometer a validade da medida e consequentemente dos resultados desse exame.

Endereço: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22251

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.