Resumo

(INTRODUÇÃO)Sabe-se que as atividades locomotoras são de fundamental importância para os indivíduos, e que estas sofrem influência de diversos fatores. (OBJETIVO)Com este trabalho temos o interesse de analisar a qualidade do padrão locomotor andar de crianças em idade escolar, nas escolas do município de Barra de Maxaranguape/RN. (METODOLOGIAJO presente trabalho constitui um piloto para uma pesquisa do tipo descritiva, com escolares na faixa etária de 5 a 7 anos, de ambos os sexos, como instrumentos utilizou-se uma entrevista para coletar dados de identificação, de atividades diárias; uma balança antropométrica para os dados de peso e estatura e, do andar, através de filmagem, para posterior análise através da Matriz Analítica de Gallahue (MAG), em vídeo cassete, no modo quadro-aquadro. (RESULTADOS)Foram avaliadas quatro (04) crianças, onde 100% destas eram do sexo feminino, com idades variando entre 6 anos e 5 meses e 7 anos e 11 meses, com uma média de 7 anos e 2 meses; 50% da amostra cursa a pré-escola e 50% a 1- série; o peso variou entre 20,5Kg e 24Kg, com uma média de 22,25Kg; a estatura variou entre 1,19m e 1,27m, com uma média de 1,23m; 100% realizavam como atividades extra-escolar assistir TV, 75% brincam de boneca e de esconder, 75% varem a casa, lavam louça e vão à praia. Na avaliação do andar, através da MAG, 100% da amostra estavam no estágio maduro, porém 50% desta apresentavam algumas características do estágio elementar e 25%do estágio inicial. (CONCLUSÃO)Com os dados acima, podemos concluir que, apesar de 100% da amostra estar no estágio maduro, foi observado um certo atraso no desenvolvimento em 25% destas, visto que, pela sua faixa etária, esta deveria apresentar o padrão locomotor andar completamente maduro.