Análise do Quartil de Nascimento de Atletas Profissionais de Futebol

Por: Alessandro Fahel Matos, Eduardo Macedo Penna, Luiz Carlos Couto de Albuquerque Moraes, Renato Melo Ferreira e Varley Teoldo da Costa.

Pensar a Prática - v.12 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

A categorização da época de nascimento (quartil) tem se mostrado uma das variáveis para o desenvolvimento de talentos no futebol, que possui em sua estrutura a divisão das categorias em grupos etários, logo o objetivo deste estudo é avaliar e identificar os quartis de nascimento de atletas profissionais em diferentes níveis: Campeonato Brasileiro Série A, B e Copa Libertadores da América. 2073 jogadores de 20 clubes da Série A, 16 da Série B e 32 que disputaram a Copa Libertadores da América em 2008 compuseram a amostra. Utilizou-se o teste qui-quadradado. Diferenças foram encontradas em relação ao quartil e ao semestre de nascimento nos três níveis competitivos analisados. Concluiu-se que o quartil é um fator que influencia a seleção de jogadores no Brasil e na América do Sul.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/6683/6186

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.