Análise da Relação Entre a Circulação e o Tempo de Posse de Bola da Seleção Espanhola de Futebol na Copa do Mundo Fifa® 2010

Por: Israel Teoldo da Costa, Marcelo Odilon Cabral de Andrade e Rodrigo de Miranda Monteiro Santos.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a relação entre a circulação da bola, através da velocidade de transmissão da bola (VTB), e a Duração das Sequências Ofensivas da seleção espanhola de futebol na Copa do Mundo FIFA® 2010. A amostra do estudo foi composta por 608 sequências ofensivas realizadas nos 7 jogos disputados. Para análise da transmissão da bola, utilizou-se do índice da VTB. Utilizou-se análise descritiva e, para análise da relação entre as variáveis, foi utilizado o teste de Correlação de Spearman. Os resultados apresentaram correlação negativa entre a VTB e a Duração das Sequências Ofensivas. Conclui-se que a diminuição da VTB resultou no aumento na duração das ações de posse de bola da seleção espanhola durante a Copa do Mundo FIFA® 2010.
 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4948

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.