Análise da Suplementação de Carboidratos e Solução Isotônica Sobre Parâmetros Hematológicos e Bioquímicos de Jogadores Profissionais de Futebol em Condições Reais de Treinamento

Por: Jaise Bortoluzzi e Luciano de Oliveira Siqueira.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.34 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Avaliou-se o efeito de uma suplementação com carboidratos e bebidas esportivas sobre parâmetros laboratoriais em atletas de futebol de campo, em uma situação real de treina- mento. Foram coletados 10 ml de sangue venoso e 50 ml de urina em repouso e 15 minutos após treinamento. Os resultados mostram que o exercício intenso causou um variável grau de estase urinária, bem como provocou alterações hidroeletrolíticas caracterizadas por uma diminuição na concentração sérica de sódio, potássio, magnésio, fósforo e glicose (p<0,05), que não foi modificada por nenhum tipo de protocolo de suplementação nas condições propostas no presente estudo. A suplementação eletrolítica proposta mostrou-se limitada para evitar variações eletrolíticas e que a reposição deve ser avaliada à luz de um contexto ambiental e de treinamento.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1171

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.