Integra

TERCEIRA AULA ABERTA REALIZADA NO FACEBOOK DE JOÃO BATISTA FREIRE, EM DUAS SEÇÕES, UMA NO DIA 26 DE FEVEREIRO E OUTRA NO DIA 01 DE MARÇO DE 2012.

João Batista Freire (*); Gravação completa no PDF

Nessas duas seções de aulas abertas, cujo tema era "O que é Educação Física?", ocorreram mais de mil pronunciamentos, todos transcritos na íntegra para publicação. O tema foi colocado em forma de pergunta, feita da maneira mais objetiva possível, e se dirigia àquilo que é mais central na vida profissional da maioria dos participantes da aula aberta, de forma a produzir reflexões. Ou seja, a intenção maior na Terceira Aula Aberta era fazer com que as pessoas que lidam com educação, e mais particularmente, com Educação Física, tivessem importantes momentos de reflexão sobre seu exercício profissional. Espera-se que as reflexões produzidas possam produzir tomadas de consciência quanto às ações realizadas na prática profissional, resultando daí, avanços na compreensão e na prática. Acreditamos que uma aula não precisa, necessariamente, ser feita no formato tradicional, de conteúdos a serem transmitidos, ensinados, aos alunos. No formato utilizado nas aulas abertas, criamos um espaço para que as pessoas, escrevendo sobre o que pensam de suas práticas, avancem nelas, a partir das possíveis tomadas de consciência provocadas. Desses pronunciamentos, ou comentários, aqueles que mais objetivamente se dirigiram à questão colocada, e de forma mais clara, foram descritos na tabela a seguir e, após, interpretados.

Frequência de Comentários na Terceira Aula Aberta (número de intervenções; %)

Importância da EF - 17; 5,82 %

EF e saúde - 9; 3,08%

Falta de importância da EF - 17; 5,82 %

Indefinição da EF - 30, 10,27 %

EF como cultura corporal - 15; 5,14 %

EF como corpo, mente, espírito - 32; 10,96 %

EF e sociedade - 11; 3,77 %

EF em crescimento - 6; 2,05%

EF como disciplina pedagógica - 65; 22,26 %

EF e cidadania - 3; 1,03 %

Corpo e motricidade - 55; 18,83 %

EF e ciência - 22; 7,53 %

Objeto de estudo da EF - 10; 3,42 %

Total - 292

Na tabela acima, foram considerados apenas 292 comentários realizados pelos participantes durante a Terceira Aula Aberta, de um total de mais de mil deles. Porém, foram considerados aqui apenas aqueles comentários que respondiam mais objetivamente e mais claramente à questão colocada, qual seja, O que é Educação Física? Muitos comentários aqui não considerados poderiam também ter sido incluídos na análise, mas escaparam à minha percepção. Não significa que não foram importantes, mas esta análise pretendeu ater-se somente às respostas mais diretas à questão colocada. Em outra página, public a íntegra dos comentários, todos eles. A seguir, algumas interpretações a respeito dos dados publicados nessa tabela.

Importância da Educação Física
Consideramos 17 comentários feitos a respeito da importância que tem hoje a Educação Física, quer seja na escola ou em outras instâncias, ou seja, 5,82% do total de comentários considerados. Esses comentários, como se poderá constatar nas transcrições abaixo, dizem respeito às pessoas que percebem a importância dada à area da Educação Física por elas mesmas ou por outras pessoas ou instituições.

1) Para mim a Educação Física é uma das disciplinas mais importantes da estrutura curricular de uma turma.
2) O fato de ser ou não ciência não deixa a educação física menos ou mais importante do que ele é.
3) Se a Ed Física para mim é a mais importante, esse é meu pensamento e ponto!
A educação física educa através do movimento corporal, o que não há em outras disciplinas.
4) A Educação Física é tão importante como qualquer outra disciplina embora não seja tratada como tal.
5) Há escolas colocando a aula de educação física antes das outras aulas, pois tem se mostrado que a educação física estimula a cognição.
6) Nós como professores devemos conscientizar nosso alunado da importância da EF, a educação física com certeza estimula o cognitivo vejo isso nas minhas aulas.
7) Ainda que não haja consenso sua prática é mais homogênea do que pensamos ou gostaríamos!
8) E se a prática de exercícios físicos estimula o aprendizado cognitivo, isto não é uma grande qualidade de nossas aulas?
9) Não preciso mais do médico para me autorizar a dar aulas ou treinamentos.
10) O que nenhuma outra área do conhecimento seria capaz de ensinar, o que só se aprende com a educação física?
11) QUE NÃO DEIXEM QUE FALEM POR NÓS...QUE AS PESSOAS TENHAM CREDIBILIDADE NO QUE NÓS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FALAMOS.
12) A EF JÁ É HJ EM DIA MUITO MAIS Q AUTOMATIZAÇÃO DE MOVIMENTOS.
13) Quando partimos para a questão simples de saúde acabamos por confundir nossa área com a Medicina e acredito que nosso papel vai muito além da saúde.
14) A EF, hoje percorre por vertentes que valorizam o afeto, desenvolvimento social, psicológico e cognitivo.
15) É MUITO MAIS Q DIVERSÃO.

16) A ef é uma disciplina com seus valores, características e necessidades próprias.

17) Como já me coloquei na aula anterior, penso que a Educação Física deixou de ser apenas uma atividade para assumir a mesma posição das outras Ciências dentro do PPP da Unidade Escolar.

Educação Física e saúde
Poderia causar surpresa o pequeno número de comentários a respeito das ligações da Educação Física com a saúde, pois foi no campo da saúde que emergiu a Educação Física, e é no campo da saúde que ela é enquadrada, principalmente nas universidades. Tivemos, nesta análise, somente 9 comentários relacionando Educação Física com saúde, ou 3,08%. Porém, não esqueçamos que esta Aula Aberta foi feita especificamente em minha área de Facebook, com a participação de pessoas, na maioria dos casos, ligadas a mim, portanto, com algo em comum ao modo como penso a Educação Física. Fosse esse debate feito em outra esfera de influência, provavelmente os resultados seriam outros. De qualquer maneira, vale a pena perceber mudanças ocorrendo na percepção que os profissionais da área passaram a ter sobre a Educação Física. Se não havia dúvidas, décadas atrás, de que éramos da área da saúde, hoje isso já não ocorre mais.

1) A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano.
2) Educação Fisica é aquela atividade que te permite estar ativo, é a saude corporal, emocional, espirital, etc.
3) Há a dimensão da Saúde.
4) Para minha vida, uso a educação física para proporcionar ao meu corpo saúde e que incuta padrões e hábitos de vida saudáveis, que promovam Saúde (estado de completo bem estar físico, mental).
5) Educação Fisica é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutençao ou reabilitação, da saúde.
6) É também uma profissão da área da saúde.
7) Promove a saúde, que considero mais importante, pois previne doenças.
8) Acredito que a edf pode promover a saúde sim. Contudo, a palavra saúde em seu sentido mais amplo, e não apenas como ausência de doenças.
9) Ela é a totalidade, é a pedagogia da saúde fora da escola e a saúde da pedagogia dentro da escola.

Falta de importância da Educação Física
É curioso notar que o número de pessoas que destacaram a falta de importância da Educação Física foi o mesmo das que destacaram sua importância, ou seja, 17 pessoas, equivalente a 5,82%. Deve-se esclarecer que não foram os participantes da aula aberta que acham a Educação Física pouco importante; eles apenas destacam a falta de importância dada à Educação Física pelas escolas ou outras instâncias.

1) E eu ainda tenho que ouvir que nós professores de educação física só rolamos bola.... concordo com todas estas definiçoes da EF...mas atualmente vejo que a ef está muito longe de ser tudo isto, infelizmente, na realidade escolar.
2) Isso explica, em certa medida, a desvalorização da EF no ambiente escolar, porque as pessoas ainda entendem corpo e mente (intelecto) como dissociáveis.
3) E por que a Educação Física não é tratada como um disciplina IMPORTANTE?
4) Ainda existe o mito de jogar a bola na quadra e deixar os alunos fazerem o que quiserem sem analizá-los.
5) A EDF DEVE DEIXAR DE SER UMA QUADRA E UMA BOLA...
6) Hj a ED na escola é a prática pela prática.
7) Afinal...não preparamos para o vestibular, não é verdade?
8) Educação física na escola. Ah! Ela passa tímida, sem muito glamour, como se fosse apenas uma disciplina de lazer, bagunça, recreio estendido.
9) Mas muitos acham que é só pratica,só exercícios, só músculos.
10) A educação física aparece como um elemento que pode e deve contribuir para a fixação do conhecimento de outras disciplinas, porém a realidade vivida nas unidades escolares é uma visão distorcida sobre nossa função.
11) A minha coordenadora falou que não haviam colocado Educação Física na grade.
12) Ja na educação física você só será mais um faz nada.
13) AINDA HJ TEMOS COLEGAS DE OUTRAS AREAS Q ACHAM Q EF É SÓ DIVERSÃO.
14) Talvez o professor de EF não se imponha fente a comunidade escolar como deveria, por sentir-se inseguro ou por falta de conhecimentos necessários.
15) Hoje a Educação Física é vista na escola como folga para os professores da Educação Infantil e para outros anos de educação para dar cansaço nos alunos.
16) Quando um professor de história disse que educação física era fácil de se ministrar aula, que só era jogar uma bola, mostrei a ele o livro que estudávamos.
17) A educação física está perdendo seu espaço e importância no ambiente escolar.

Indefinição da EF
Nessa categoria os participantes da Terceira Aula Aberta mostram suas dúvidas quanto à definição do que é Educação Física. Descrevem as dificuldades em definí-la, dada a conturbada nomenclatura de que se reveste, ou à mistura de conhecimentos que a compõe, por exemplo. Dentre os comentários considerados nesta análise, 30 apresentaram tal dúvida, isto é, 10,27% do total, um número considerável. Essa indefinição não causa surpresa. Se décadas atrás não havia muitas dúvidas quanto a ser a Educação Física uma fração da área da saúde, mais recentemente ela passa a negar esse papel e busca nova identificação, algo que não ocorreu ainda.

1) É uma área do conhecimento a ser estudada.
2) Mas se ouvimos que só "rolamos bolas", um dos motivos é o próprio tema da aula: "O que é Educação Física?" muitas vezes não sabemos sequer explicar...
3) Há uma dicotomia, na minha opinião muito ruim, na percepção dos próprios profissionais de Educação Física.
4) Dizem que a ef não tem uma identidade propria, pois eu discordo plenamente , temos sim uma identidade só que ela esta meia que confusa.
5) Não impomos a nossa identidade como prof, muitas vezes deixamos nos levar pelas definições de outros profs. ou pelos próprios alunos.
6) Vejo que tem duas EF, a EF escolar e a EF de rendimento.
7) Fugir de uma vez por todas dessas teorias que ainda insistem de dualidade no movimento pelo movimento.
8) A educação física de uns tempos pra cá, se tornou cada vez mais confusa .... depois que deixou de ser a prática pela prática.
9) Se tornou tão subjetiva que nem os profissionais da área conseguem defini-la.
10) É UM LEQUE COM DIVERSAS VARIANTES.
11) Quem educa o Fisico educa o que????
12) Para mim, (adm) educação física é alinhar técnica ao resultado...seja ele desenvolvimento, competição, prazer, diversão.
13) É um forma de ensinamento, na qual o aluno desenvolve a habilidade de mostrar que é bom em alguma coisa.
14) Acredito que seja diversas variantes (social, cultural, afetivo, esportivo, educacional).
15) Enxergo a Educação Física como uma área do conhecimento subsidiada pela biologia,antropologia,psicologia,filosofia,sociologia,e fim.
16) Não existe definição para a Educação Fisica. Existem definições.
17) Não consigo pensar numa definição fechada, única, acabada.
18) Fiz um questionamento com eles sobre o que era ed física, eles resumiram ao futebol.
19) É uma área complexa, atende diversas necessidades do ser humano, por isso é tão difícil definir.
20) Essas provocações que estamos fazendo nos fazem pensar numa disciplina inconclusa.
21) Sempre com carater mecânico, militar, higienista...sem levar em consideraçao as diferenças biológicas e culturais.
22) Enquanto nós Profissionais da EDF continuarmos "separando" a mesma, não temos condições de defini-la.
23) Mas enfim, o que é educação física??? Corpo, espirito, cultura, corporalidade, pedagogia, ciência, saúde, ampliação dos sentidos, ampliação da imaginação.....???????
24) Hoje a própria educação fisica tem tantas áreas de atuação e conhecimento que se confunde.
25) Em se tratando de Educação Fisica escolar, o que ensinar nesta disciplina?
26) É dificil definir a educação física em algumas palavras como as demais disciplinas por conta das diversas influências que recebe de outras areas.
27) EF não é só esporte, ou só o jogo, ou só a saúde, a EF é uma área qe compreende todas as demais.
28) Mas nós mesmos nos perdemos quando vemos diferentes conceitos no nosso ramo de atuação.
29) Romper com a Ed.Física do século XIX, mas para chegar em que Ed.Física?
30) Definir Educação Física não é tarefa fácil, primeiro porque talvez a gente pense que saiba o que ela é.

Educação Física como cultura corporal
Essa definição tem aparecido com frequência na área da Educação Física, desde que, poucas décadas atrás, profissionais da área passaram a negar ser a Educação Física incontestavelmente da área da saúde. Nesta aula aberta, 15 comentários foram considerados mais diretamente relacionados a essa identificação, ou seja, 5,14%. São pessoas que, em suas formações, provavelmente tiveram contato com teorias que abordam esse tema, ou que têm participado de estudos que têm a ver com essa questão.

1) A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada aqui de cultura corporal.
2) Mas a diferença está na cultura no qual estamos inseridos, nos nossos movimentos expressos através dessa cultura.
3) Apesar da cultura corporal existir desde os primórdios das civilizações antigas, o conceito é novo.
4) Propõe podermos considerar a apropriação do educando através das manifestações da cultura corporal de movimento.
5) Temos que pensar no foco que é trabalhar com a cultura corporal.
6) O sujeito na escola e nos outros espaços está diretamente ligado à cultura corporal.
7) A educação física deve tratar pedagogicamente na escola da cultura corporal construído ao longo dos anos pelo homem.
8) Ed Física é um componente curricular que dentro da escola vai tratar da cultura corporal de movimento.
9) Penso que educação física é um campo em que refletimos sobre a a prática da cultura corporal.
10) Educação física é ampliar e criar cultura.
11) A Educação Física é uma disciplina pedagógica q trata dos conteúdos culturais relacionados ao movimento humano.
12) Então vejo a EF escolar como disciplina que amplia o repertório da cultura corporal dos indivíduos.
13) Por isso dizemos que trata dos temas relacionados à cultura corporal, porque cultura implica símbolos.e a EF vai ajudar a refletir e re-construir estes símbolos.
14) A cultura corporal vai além dos muros das escolas, busca a essência do aluno no seu meio social.
15) Educaçao Física é uma prática pedagógica que tematiza a partir de uma perspectiva pedagógica as manifestações da cultura corporal de movimento

Educação Física como corpo, mente, espírito
Esse é um tema muito presente nos debates sobre Educação Física, pelo menos em minha página no Facebook. 32 comentários considerados nesta análise foram a respeito desta questão, ou 10,96%. Trata-se de uma questão de fundo. Quando de sua fundação, a Educação Física traduzia o pensamento de sua época, isto é, era uma disciplina pedagógica, e fundada para cuidar da parte material do homem, sua parte inferior. Cumpria, nas escolas, o papel que lhe era reservado, sendo que as demais disciplinas cumpriam a tarefa de educar o verdadeiro homem, o homem imaterial, o homem de espírito, de razão. A contraposição a esse pensamento, que pode representar uma tentativa de refundação da Educação Física, é opor ao desígnio de educar somente o corpo do homem, a insistência em ser a Educação Física educação também do espírito, também do que está além do corpo. Embora esse pensamento traduza o dualismo que está no centro de nossa civilização, traduz também esse contraponto aos desígnios da fundação da Educação Física.

1) Educação física está ligada ao corpo e à mente.
2) Corpo e mente.
3) Corpo e mente são educados separadamente?
4) O corpo ta ligado à mente e vice versa.
5) Não se pode ensinar e trabalhar corpo e mente separados.
6) Um professor, seja de qualquer área educa o aluno, não o seu corpo ou a sua mente.
7) Deve ser lembrado que a transformação proposta por essa Educação transcende o viver agora, leva saberes para outras vidas, assim como trouxemos saberes anteriores, aí considerando todas as possibilidades humanas.
8) Do corpo e mente do ser humano.
9) TEMOS Q EXERCITAR NÃO SÓ MÚSCULOS COMO A MENTE TBM.
10) Através dos jogos e atividades promovemos aprendizagens significativas para além do corpo.
11) Educação Física é a pedagogia de relacionar o todo (corpo/mente) com tudo uma educação através do corpo.
12) Muitos de nós ficam presos a apenas o corpo fisico.
13) O corpo é uma ferramenta no processo de ensino.
14) Impossível para mim separar, na EF, apenas o Corpo!
15) Eu creio que somos uma entidade espiritual, mas acredito também que sem O CORPO não carregamos nossa essência. Precisamos do corpo para transcender o espírito
16) A educação física trabalha apenas o corpo?
17) É apenas o corpo físico que temos que educar?
18) Há algum corpo físico sem o psiquico?
19) O corpo é matéria, mas por meio da EF podemos nos elevar espiritualmente.
20) E creio que somos sim um corpo, mas a exemplo da Yoga, trabalhamos também a parte do pensamento, a parte da meditação.
21) O que sobra é o espirito dessa reflexão toda do que sobra.
22) O corpo é o canal de comunicação entre matéria e espirito.
23) Necessita da educação do corpo para uma mente sã.
24) Um espirito sem corpo, seria uma alma livre.
25) A forma de educar o corpo e mente para uma vida com melhor qualidade, através do movimento.
26) É educar a mente para saber o que fazer com este corpo.
27) Quando educo a mente estou educando o corpo.
28) Educaçao fisica é o conhecimento do corpo e mente, do espaço fisico, do tempo, do raciocinio, das pessoas.
29) Além do corpo a educação física tem como obrigação trabalhar a mente já que uma não funciona sem a outra.
30) Vai muito além do fato de educar somente o corpo através do movimento.
31) O nosso corpo vai além do corpo físico, pois tem história e não se insere no seio social isoladamente.
32) Os dois não separam-se, mandamos comandos p/ o corpo através da "mente" e o corpo é expressão do que sentimos, fazemos e pensamos....

Educação Física e sociedade
Nesta categoria os comentários lembram os compromissos sociais da Educação Física. Dos comentários considerados nesta análise, 11 se referiram a este tema, ou 3,77%. Creio ser uma categoria bastante ligada a outra anteriormente mencionada, Educação Física como Cultura Corporal. Pelo menos para aqueles que participam dos debates em minha página no Facebook, e não são poucos, começa a ficar distante aquilo que sequer gerava dúvidas, ou seja, a afirmação da Educação Física como uma fração da área de saúde, embora a saúde tenha tudo a ver com cultura e sociedade. Porém, o prisma é outro, é o de ver os cuidados, não só com a pessoa, mas com a sociedade, é aplicar atividades no indivíduo pensando na sociedade.

1) A Educação Física tem uma enorme responsabilidade tbm na questao social.
2) A Educação Física é aquela que transforma uma sociedade e lhe ensina a ser crítica.
3) Qual é o papel na educação física perante a sociedade?
4) Entendo que seja o movimento historicamente construído e socialmente difundido.
5) A Educação Física é aquela em que resgata valores em uma sociedade capitalista em que se vê o individualismo como meio de progredir na vida e esquece que ninguém constrói um mundo com uma visão egocêntrica sem levar em consideração a opinião de outra pessoa.
6) Educação Física para mim é se relacionar e socializar a vida, através da linguagem corporal.
7) Quando tentamos definir o que é EF, precisamos levar em conta o modo de produção da existência humana de cada período histórico.
8) Acredito na educação física como um instrumento de transformação social.
9) Por mim a transformação social é o significado sem o qual movimentar-se perde o sentido.
10) Eu como professora acredito piamente numa educaçao fisica Multicultural. Gerando alunos com visão crítica e democrática, ético e respeitoso às diferentes culturas e diversidades da sociedade pós moderna.
11) Educação, EF é você ter uma responsabilidade social, uma responsabilidade com o outro.

EF em crescimento
Talvez muitos outros comentários inseridos em outras categorias apontem para o crescimento da Educação Física, porém, os que foram incluídos nesta categoria dizem isso mais diretamente. Foram 6 comentários, ou 2,05% do total deles relatives a alguma forma de crescimento da área.

1) Esta área tem muito a crescer ainda e depende de nós professores de educação fisica.
2) Acho que a nossa área está em constante evolução e ampliação.
3) Educação Física está se modificando a cada século, a cada aula.
4) O olhar que direcionamos para os nossos alunos, será determinante para resignificar a educação física.
5) Não podemos esquecer que a educação física do século XIX contribuiu para a construção dessa nova identidade da educação física de hoje.
6) A educação Física está se modificando.

Educação Física como disciplina pedagógica
Nesta categoria, junto com as questões da saúde, corpo e mente, e corpo e motricidade, entramos no centro da questão da Educação Física. Quando um número tão expressivo (65 comentários) coloca a Educação Física como uma disciplina pedagógica, registramos mudanças efetivas no pensamento que está no centro do debate em nossa área. Isso talvez ocorra porque os participantes da aula aberta são, em sua esmagadora maioria, profissionais efetivos na área do magistério, gente que trabalha dando aulas. Mas essa é uma realidade na Educação Física, uma realidade que talvez esteja sendo ignorada mesmo nos cursos de pós-graduação das universidades. Dos comentários considerados nesta análise, 22,26% expressam esse pensamento.

1) EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA DISCIPLINA QUE ABRANGE DESENVOLVIMENTO CONGNITIVO, MOTOR E AFETIVO SOCIAL.
2) Porém penso que devemos refletir e buscar um pouco mais conceitos e idéias para nossa própria emancipação como professores. Que é o que somos.
3) Vejo a educacao fisica escolar como um meio fantástico de transmitir conhecimentos úteis para a vida toda dos alunos, o que é a ed. Fisica nao é tão importante como o que deixamos ensinado ao aluno.
4) Realizar pesquisas, trabalhos também são de crucial importancia para a apreensão do conhecimento, no entanto as aulas práticas também são vivenciadas, pois não podemos descaracterizar a disciplina com a desculpa de legitimá-la.
5) "Educação Física é a disciplina que se preocupa (ou deveria se preocupar!) em educar através de brincadeiras, de atividades físicas, de jogos, de esportes e de danças.
6) Enfim, a Educação Física deve promover o desenvolvimento de Cultura de Paz ensejando que essas ações tenham, como objetivo maior, oportunizar a busca da felicidade".
7) De que maneira esse conhecimento deve ser ensinado para que faça diferença, tenha significado na vida do aluno?
8) Ao se romper com o paradigma da prática pela prática inúmeras possibilidades surgem.
9) A educação física teria tanto a contribuir com a escola. Talvez sejamos um elemento interdisciplinar ainda pouco explorado.
10) Pedagogia que ensina o Ser a descobrir o seu próprio corpo, as suas limitações, as suas capacidades.
11) Somengte através do corpo vivido é possível educar com qualidade.
12) Educação Física é uma disciplina pedagógica que educa corporalmente as pessoas.
13) E não pensamos na Educação F. pra vida? Para aquele momento que estou andando na rua e consigo evitar um queda e/ou acidente...?
14) Educa corporalmente considerando os amplos aspectos desse corpo físico, corpo mental, corpo espiritual e corpo social.
15) Uma Educação Física que seja sensível aos diferentes corpos, às diferentes realidade em que estão cotextualizados esses corpos.
16) Que faça a conexão transdiciplinar a partir da cultura que o aluno exprime.
17) Educação Física, é Educação Da Arte, Da Arte de viver...
18) A Eucação Física trata do homem que se movimenta, ensina que através deste movimento é que age na socidade, além de ensinar sobre o conhecimento historico e culturalmente construído em relação ao movimento humano.
19) Acho que Educação Física é uma pedagogia.
20) É a aula pra ensinar a conhecer o corpo, a trabalhar os movimentos, a ensinar higiene, saúde , esporte.
21) Também concordo que é uma pedagogia, desenvolvida a partir de um conhecimento.
22) Quem sabe Educação Física seja uma pedagogia para enriquecer as expressões corporais das pessoas.
23) Pensa-se em pedagogia do movimento.
‎24) "Educação física e pedagogia,bem que podiam conversar..."
25) Ação de educar o corpo por meio de movimentos.
26) Tento fazer com que a EF seja transdisciplinar.
27) Ed.Física e’ EDUCAR ATRAVES DAS VIRTUDES E DOS VALORES HUMANOS, ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA E DA ARTE DE PENSAR’
28) É a pedagogia do movimento, capaz de proporcionar bem estar físico e mental.
29) É na aula de educaçao fisica que o corpo deveria sair da politica corporal da qual estamos inseridos e tornar-se liberto dentro do entendimento individual de cada um.
30) A Ed. Física além de ser uma pedagogia sendo possuidora de seus fundamentos.
31) Educação Física é realmente uma pedagogia.
32) Educação Física é a educação do corpo em sua totalidade.
33) Concordo que é uma pedagogia.
34) Educação física é pedagogia é transdisciplinar.
35) Interessante refletir a educação física como pedagogia.
36) Educação do corpo em sua totalidade.
37) A educação Física se apropria das manifestações corporais no contexto educacional.
38) Acredito que é educar o movimento, refletir.
39) HJ LIDAMOS COM NOSSOS ALUNOS MUITO MAIS DO Q SOMENTE O EXERCICIO OU O JOGO, PREPARAMOS ELES PARA A VIDA.
40) Educação Física é simplesmente Pedagogia em MOVIMENTO.
41) Disciplina que educa para, pelo, com movimento objetivando a mudança concreta da sociedade de forma crítica e consciente.
42) Pra mim Educação Física é ensinar o aluno a, a partir do movimento, se relacionar consigo e com o mundo.
43) Acredito que não educamos o físico de ninguém, educamos através do movimento.
44) Por isso a EF é uma pedagogia que precisa de vários conhecimentos, psicologia, sociologia, biologia, etc.
45) Entendo que o conhecimento do corpo passa pelo educar, conscientizar e praticar.
46) Quero a EF como pedagogia humana, para humanizar as pessoas tornando-as mais éticas.
47) Temos que ser educados para vivermos corporalmente, e esse é um papel da EF.
48) Educação fisica é pedagogia do movimento.
49) Educação Física é a pedagogia do TODO (CORPO) em TUDO (AMBIENTE).
50) Promover aos alunos o contato com a vitória e a derrota, as regras, disciplina, entre outros sentimentos que são e sempre fizeram parte do nosso meio.
51) Ed. Física é a disciplina que educa as pessoas corporalmente, isto é, que as ensina a ser corpo, que enriquece suas expressões corporais para que possam manifestar melhor a vida.
52) Conteúdos que ensinem a viver corporalmente bem.
53) Acredito que a educação física vai além da pedagogia do "movimento.
54) Educação física é fazer o sentido do movimento e para isso é necessário que o aluno sinta alguma manifestação durante a realização do movimento.
55) Ed. física é educação integral! E devemos refletir sobre isso, e quais são as nossas atribuições para com a nossa comunidade escolar.
56) Quando falo de educação física escolar, me refiro a uma educação como um todo, não somente a crianças.
57) A educação do corpo está presente em todas as aulas pq não existe apenas cérebros na sala de aula.
58) Trabalhar o todo sem deixar de dar importância às características individuais e às experiências de cada um.
59) Não consigo pensar Educação Física sem pensar não num corpo ou numa mente, mas no homem. A Educação Física participa de forma efetiva no processo de formação ou "deformação" humana.
60) Será que os alunos vão à escola p fazer atividade física ou APRENDER ACERCA DA ATIVIDADE FÍSICA??
61) A criança aprende de forma mais efetiva qdo experimenta corporalmente.
62) A Educação Física é uma das maiores esperanças da educação no mundo para mim. 63) Mas não do jeito como sempre foi feita. Queremos reinventá-la.
64) A Educação Física no ambiente escolar é uma disciplina com objetivo comum a todas as outras.
65) A educação física é aquela em que busca que os alunos sejam ativos no processo de ensino aprendizagem, com uma visão crítica sobre o que a mídia quer nos impor.

Educação Física e Cidadania
Poucos comentários, entre os aqui considerados, referem-se à formação para a cidadania. Talvez porque essa preocupação tenha sido expressa em outras categorias como Educação Física como Cultura Corporal ou Educação Física e Sociedade.

1) IMPORTANTISSIMO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO COMO CIDADÃO.
2) Ela que propicia na sua pratica pedagógica que os alunos através dos jogos , danças, esporte lutas, ginástica a formação do cidadão pleno.
3) EDUCAR PARA A AÇÃO QUE PODE VIM A SER DEMOCRÁTICA, EMANCIPADORA, SOLIDÁRIA, CRÍTICA, AUTÔNOMA, REFLEXIVA, ÉTICA .

Corpo e motricidade
Um número expressivo de comentários incluiu-se nesta categoria. Foram 18,83% deles, ou 55 comentários. Junto com Educação Física como disciplina pedagógica marcaram as maiores preocupações dos participantes da Terceira Aula Aberta. Embora tenhamos lidado com um universo restrito, isto é, na maioria dos casos profissionais ligados à educação e participantes de uma rede social, chama a atenção a colocação da questão do corpo e da motricidade no centro do debate. Ou seja, atualmente a corporeidade e a motricidade fazem parte das reflexões dos profissionais de Educação Física e pessoas afins com a área. Sabemos o quanto nossa civilização tem na raíz a ideia de que corpo físico é uma coisa e espírito é outra. Assim como a própria tradição científica coloca, de um lado a razão, de outro a matéria. Se isso foi incontestável durante muito tempo, por alguma razão há dúvidas e elas foram expressas nesta aula aberta.

1) Sim, pois eu sou um corpo!
2) Não há como viver a corporeidade sem ser corpo!
3) Viver a corporeidade é viver esta vida. Todas as nossas manifestações são corporais, inclusive, as de pensamento.
4) Por isso a questão da motricidade não é a questão do movimento apenas, mas sim, de um movimento intencionalizado!
5) Não temos um corpo, somos corpo.
6) Não existe corpo e mente, existe o ser.
7) .... concordo, somos corpo.... como diria a medicina alternativa, "Essa é a representação física de nossa essência!!!"
8) É um corpo totalmente intelectual, uma boca intelectual, um dedo intelectual, enfim... um movimento poético...
9) Pensar, por exemplo, que somos corpo, que temos que viver corporalmente, e isso não afronta as crenças diversas.
10) Somos um Frankenstein, um corpo feito de pedaços de outros corpos.
11) Precisamos encontrar um atrator, algo em torno do que criar uma identidade. Talvez uma outra filosofia.
12) E a educação física é o corpo e as crianças estão se conhecendo como corpo.
13) Pensar, por exemplo, que somos corpo, que temos que viver corporalmente.
14) Manifestações telepáticas não são corporais, assim como a telecinesia.
15) Não há como ser humano sem que seja através do corpo.
16) É como pensar na motricidade humana, é pensar um corpo em sua TOTALIDADE.
17) Não é só corpo nem só caráter Tiago Rocha, acredito na contextualizção desses dois e muito mais.
18) Educação Física é tudo isso voltado para o meu corpo (fisico e mental) que na minha opnião não tem essa serparação, o corpo é um só.
19) Mas na escola as outras disciplinas tentam isolar o corpo das tarefas cognitivas.
20) O corpo é um poema e os movimentos são versos, os moviversos ou movipoemas...
21) Estaremos propiciando novas oportunidades de compreensãon sobre o corpo.
22) Imagine se o conceito de corpo encarnado fosse mais bem discutido. Se fossemos capazes de fazer entender que corporalmente é que vivemos? Será que seria possível discutir um novo modelo de educação?
23) A educação é o se movimentar sem o compromisso de se chegar a um resultado.
24) O conceito de "educar corporalmente" não poderia ser confundido com apenas movimentar o corpo?
25) A educação que penso se dirige a esta vida corporal.
26) Pois o corpo representa o ser e estar no mundo, numa relação dinâmica de trocas que resultam no aprender!
27) Para conceituarmos ou definirmos o que é Educação Física é muito interessante refletirmos sobre o conceito de corporeidade.
28) O corpo vivo fala através de suas manifestações corporais.
29) Tem gente que diz que temos um corpo. Se temos um corpo, quem somos nós que temos um corpo?
30) Nenhum ser vivo se manifesta fisicamente sem o movimento e suas manifestações psicomotores
31) Acho que poderia se chamar "Pedagogia Motriz Humana".
32) Mente e corpo são unos, logo: penso, desejo e me movimento de acordo com minhas vontades.
32) Quando trabalho o meu corpo, quem realmente trabalha o meu corpo?
33) Não somos espíritos que usam o corpo para viver. Somos corpo, que é uma entidade que manifesta a vida neste tempo de vida.
34) Quando vou correr, corro com o meu corpo, ou simplesmente corro? eu, sujeito, inteiro.
35) Por que nos movemos? Qual a finalidade enfim desse corpo?
36) Podemos ensinar nossos alunos que ele é muito mais que corpo, é um corpo que se move.
37) Refletir sobre o corpo é percorrer a complexidade da vida..
38) Eu sou um corpo ? ou eu tenho um corpo ?
39) Conheço esse corpo que sou, que corre, que grita, que sua, que chora, que vive o privilégio de estar vivo, que vive até esgotar sua cota de vida.
40) Entendo que precisamos ter e ser o corpo.
41) E negar esta corporeidade é negar sua própria existência.
42) Não corro com o meu corpo, apenas corro
43) Não se FRAGMENTA CORPO E MENTE, CONSCIÊNCIA E MOVIMENTO E blá blá blá... Tudo está imperfeitamente perfeito conectado!
44) Quero que o corpo seja entendido como a forma possível de estar neste mundo, e para isto ele tem que ser educado.
45) Corpo é a janela que me permite ver as pessoas, sua cor, seu sexo, sua origem social, sua etnia etc.
46) Tb concordo que não devemos dissociar corpo/mente. Devemos fugir da dicotomia. Um corpo que pensa, sente, age significa e ressignifica.
47) Não é possível estar neste mundo sem estarmos encarnados.
48) o corpo fala, logo temos que educá-lo.
49) Corpo é isso, linguagem, sentimento, coração, amor expresso em símbolos e signos corporais.
50) Ensinar a ser corpo, é ensinar a pensar no corpo como parte de sí. E nao como algo dividido. A super valorizaçao da mente, e a desvalorizaçao da soma corpo+mente. É a falha da educaçao fisica atual.
51) Não dá para deixar de ficar "sem fazer nada" pois até o fazer nada é algo a se fazer.
52) ACHO Q SOMOS O CORPO Q TEMOS.
53) O corpo é nossa fonte de conhecimento, a partir dele se comprova a existência do ser humano.
54) Somos um corpo, mas um corpo que pensa, que fala, que se manifesta de diversas maneiras.
55) Deveriam conhecer o corpo para entender e respeitar o próximo.

Educação Física e ciência
No início dos anos 1980 a questão de ser a Educação Física ciência ou não, foi colocada em debate. Assim como a questão de, sendo ela uma pedagogia, servir-se de um objeto específico de investigações, tal como o colocaram autores do porte de Manuel Sérgio, Pierre Parlebás e Jean Le Boulch. Mais que qualquer outro acontecimento, a passagem de Manuel Sérgio pelo Brasil acirrou o debate. Entre os debatedores, havia um certo consenso em torno da ideia de que a Educação Física era uma pedagogia, mas que ela podia ter por fonte de alimentação uma ciência como a Motricidade Humana, ou seja, a investigação sobre o fenômeno da realização humana da vida em forma de movimentos, de gestos.

1) Disse não ser a ED Física uma ciência pois não sabe seu objeto de estudo.
2) Não vejo a Educação Física como ciência, não mais!!!!
3) O fato de ser ou não ciência não deixa a educação física menos ou mais importante do que ela é.
4) Penso que a ciência, poderia sim, comprovar que educação física como algo insubstituível para todos, mas ela em si, não poderia ser uma, visto que a ciência valoriza a exatidão das coisas.
5) Acho que mesmo sem uma definição de educação física como ciência ou não (que relativamente não é na minha opinião o principal diferencial de nossa atuação - embora dentro de um status quo científico isso faça muita diferença).
6) A Educação Física não é considerada uma ciência pois acredito que ela não possui um objeto de estudo definido.
7) EF é ciência?
8) Somos, "sem sermos ciência", capazes de influenciar tanto a vida de nossos alunos o que leva a tornar-se ao mesmo tempo uma ciência.
9) Por isso da edf não ser apenas uma ciência biológica mais também humana é ciencia.
10) Sabemos que a EF é uma ciência que tem como objetivo o desenvolvimento biológico, psicológico, social e filosófico do ser humano
11) CMH( Ciência da Motricidade Humana) de acordo com o português Manuel Sérgio... seria o terceiro corte espitemológico depois da Ginástica e da própria Educação Física citada... então seria uma ciência humana...
12) Logo, a Educação Física é a Ciência que através do movimento estuda a melhor maneira de desenvolver o individuo para o convívio.
13) Educação Física é uma ciência? E se for, ela é transdisciplinar? É possivel explicar o sujeito em movimento por um ou outro foco?
14) Se E.F. for uma ciência, qual seu objeto de estudo?
15) Mas tem muita gente que defende a ideia de EF ser ciência.
16) A educação física na sua mais pura essência pode ser definida como uma ciência que estuda o corpo humano em movimento.
17) Será que a ciência não está presente na Ed.Física?
18) É uma ciencia que estuda o movimento a partir de outras áreas do conhecimento...... psicologia, cardiologia, dança.
19) Manuel Sergio diz que a EF é uma ciência que é um pouco de tudo mas aos mesmo tempo é um pouco de nada.
20) É fazer entender a Educação Física como ciência e colocar isso como fato e não como teoria.
21) Educação Física é a ciência que estuda a cultura do movimento humano!
22) A que até hoje me deixou menos lacunas foi a de que a educação física é a ciencia que estuda o esporte ou a prática esportiva.

Objeto de estudo da Educação Física
Esta é uma categoria fortemente ligada à anterior. Dez comentários, ou 3,41% deles expressam a preocupação com um objeto específico de estudos na área da Educação Física. Essas pessoas pensam que faz falta à Educação Física algo que a alimente, algo que não seja o empréstimo de outras ciências.

1) Penso que nosso objeto de estudo e ensino é o corpo.
2) Tenho dificuldade de perceber qual é o objeto de estudo da EF.
3) Educação Física é área de conhecimento e campo de atuação profissional que tem o ser humano e, principalmente, seu movimento, como foco da atenção e do estudo.
4) Educação Física para mim é uma area do conhecimento que trata do movimento humano e todas as suas possibilidades de manifestações: sociais, culturais, afetivos, motores, desportivos...
5) Área de conhecimento do movimento do corpo, podendo ter uma relação: social, cultural, afetivo; tornando o tema um pouco amplo.
6) Digitar é um movimento, estou fazendo educacao fisica neste momento...é algo mais complexo do que pensamos, definir esse "movimento".
7) Nossa ideia é romper com a filosofia que fundou a Ed.Física na Europa no século XIX.
8) Esses termos são cultura corporal, corporeidade, corporalidade, enfim, a EF conceitua-se perante essas nomenclatura como o ser deve ser visto omnilateralmente (corpo, psico e social).
9) Educação física não se restringe apenas ao movimento, e sim aos significados, códigos e símbolos que o mesmo traz consigo.
10) Precisamos ter um objeto do conhecimento definido

.............................................................................................................................................................................

(*) Agradecimentos a: Eduardo Tega, Andras Voros e Laércio Elias Pereira, que colaboraram para que a publicação fosse possível.

Arquivo