Análise Tridimensional do Arremesso com Apoio no Handebol

Por: Carlos Augusto Zimmerman, Daniel Bemfato Dezan, Diogo Cardoso Santos, Eduardo Martini, Flávio Afonso Montes e Simone Carneiro Gomes.

UNOPAR Científica Ciências Biológicas e da Saúde - v.14 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O arremesso no handebol é um gesto complexo e rápido podendo ser realizado com um salto prévio ou com os pés em contacto com o solo (arremesso em apoio). A fim de tentar compreender as variáveis envolvidas no arremesso com apoio no handebol, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar as componentes críticas envolvidas na fase de aceleração do braço.Os dados foram coletados perante um atleta de handebol do sexo masculino, 27anos, 94Kg e 190 cm de altura.Os resultados foram obtidos através de análise tridimensional (3D), sendo utilizadas 6 câmeras de vídeo com ritmo de amostragem de 200 imagens por segundo. Para análise das variáveis cinemáticas foi usado um software “C-Motion INC -Visual 3D Professional”. A posição angular e velocidade de rotação interna do ombro no momento do lançamento da bola foi de 58º graus e 1159 º/s, respectivamente.O cotovelo apresentou 56º de flexão e 907 º/s de velocidade no momento de liberação da bola. A velocidade linear da bola foi de 22 m/s. Levando em consideração o fato de que a rotação interna do ombro juntamente com a extensão do cotovelo correspondem a 73% da velocidade da bola podemos concluir que é necessário analisar outras componentes críticas para melhor compreensão do gesto.

Endereço: http://revistas.unopar.br/index.php/biologicas/article/view/392

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.