Análises das Capacidades Aeróbia e Anaeróbia de Ratos Adultos e Idosos

Por: Fábio Yoshikazu Kodama, Guilherme Akio Tamura Ozaki, José Carlos Silva Camargo Filho, Marcelo Papoti, Regina Celi Trindade Camargo, Robson Chacon Castoldi e Tatiana Emy Koike.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.24 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi comparar a capacidade aeróbia e anaeróbia de ratos adultos e idosos. Foram utilizados 27 ratos Wistar divididos em dois grupos em função da idade, sendo 13 animais no grupo Adulto (GA) - 126 dias; e 14 animais no grupo idoso (GI) - 465 dias. Os animais foram submetidos ao Teste do Lactato Mínimo (Lacmin) para a determinação de parâmetros Anaeróbios e Aeróbios com carga correspondente ao percentual do peso corporal (%PC). Os animais do grupo adulto apresentaram limiar anaeróbio de 3,47 ± 0,52; (%PC) e os idosos de 3,44 ± 0,47 (%PC). Para a capacidade anaeróbia, os animais adultos apresentaram 69,77 ± 12,40 (s); e os animais idosos 56,43 ± 7,84 (s), denotando diferença estatisticamente significante (p=0,002). Pode-se concluir que os animais adultos apresentaram um desempenho semelhante aos idosos, o que sugere que o envelhecimento não tenha afetado a capacidade aeróbia dos animais. Porém, houve diferença quando comparada a capacidade anaeróbia, tendo o grupo adulto com maiores valores no teste.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/11

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.