Andarilhos do Bem Alimentar: o Trabalho, a Devoção e o Lazer.

Por: Teresinha Minuzzo.

206 páginas. 1995 21/06/1995

Send to Kindle


Resumo

O estudo consiste numa reflexão a respeito do significado do ato de caminhar, permitindo abordar a caminhada numa época contemporânea, detectando as representações dos indivíduos que caminham por trilhas brasileiras. Foram escolhidos três tipos de atores: trilheiros, roceiros e romeiros; pertencentes a dois grupos sociais: urbanos e roceiros. Dentre os últimos encontram-se os romeiros. Os trilheiros encontram-se entre o urbano. O que se tem em comum entre os atores é a utilização do caminhar para realizar suas atividades: ir trabalhar na roça, praticar a romaria e caminhar em ambientes naturais. O cenário do estudo foi o ponto de encontro onde os três sujeitos realizam suas atividades, ou seja, as trilhas que se interligam na Serra da Mantiqueira, especificamente nos distritos de: Monte Verde (MG), Joanópolis (SP) e São Francisco Xavier (SP). A metodologia adotada foi a Observação Participante, utilizando-se de instrumentos e procedimentos da área de Antropologia, muitas vezes recaindo numa abordagem antropológica. Da apresentação do trabalho consta: a história da abertura e utilização das trilhas brasileiras, a relação corpo-ambiente natural, a descrição geográfico-histórico-sócio-econômico-cultural da região escolhida, os personagens do estudo e o olhar do pesquisador. A realização da pesquisa permitiu chegar a algumas considerações (conclusões). O uso de uma mesma atividade humana difere em significado, em tempos e espaços diversos, existindo a representação individual e coletiva de acordo com o grupo social (de) onde a atividade se manifesta. É possível assim colocar que o ato de caminhar entre os roceiros se dá pelo trabalho, entre os romeiros pela devoção e entre os trilheiros pela busca de si e do lazer.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=918&listaDetalhes%5B%5D=918&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.