Ansiedade e Desempenho de Jogadoras de Voleibol em Partidas Realizadas Dentro e Fora de Casa

Por: , , Marina Belizário de Paiva Vidual, Mauro Menegolli Ferreira da Silva, Paula Teixeira Fernandes e Rafael Oliveria Afonso.

Revista da Educação Física - UEM - v.25 - n.4 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do nível de ansiedade pré-competitiva nos aspectos técnicos do voleibol em partidas realizadas dentro e fora de casa. Para tal, utilizaram-se os questionários validados de ansiedade (BAI - Inventário de Ansiedade de Beck e CSAI-2 - Competitive State Anxiety Inventory–2), uma ficha de identificação e os resultados das anotações dos fundamentos da modalidade (saque, bloqueio e ataque), segundo o critério da CBV. Participaram 13 atletas de uma equipe de voleibol da categoria infanto-juvenil do interior de São Paulo, com média de 16,3 (±1,1) anos. Foram analisados 10 jogos da XXI Copa Regional de Voleibol e após a coleta dos dados as informações foram estruturadas e analisadas utilizando o pacote estatístico SYSTAT 13. As análises estatísticas consistiram na obtenção das somas e médias de cada dimensão mensurada. Para análise das relações entre ansiedade dentro e fora de casa, foi utilizado o teste t-pareado com nível de significância de p<0,05. Os principais resultados apontam que não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas nos níveis de ansiedade nos jogos como mandante e visitante, assim como nos fundamentos analisados nos jogos dentro e fora de casa. Porém, a análise dos fundamentos demonstrou que o desempenho técnico das atletas foi mais efetivo nos jogos como mandante, exceto no fundamento bloqueio positivo. Esse fato pode ser explicado pelo home advantage (vantagem de jogar em casa). Assim, é importante destacar que o aspecto psicológico deve ser considerado na periodização das atletas.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24347

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.