Resumo

Objectivo:
O estudo pretende analisar o perfil comportamental de basquetebolistas com e sem deficiência física, relativamente aos níveis de ansiedade competitiva e orientação motivacional [intensidade e direcção] e aferir a existência diferenças entre os dois grupos.

Método e Resultados:
A amostra integra 95 basquetebolistas, 45 com deficiência física e 50 sem deficiência física, todos atletas de 1ª divisão a disputar os respectivos campeonatos nacionais. A bateria de testes psicológicos utilizada integrava as versões portuguesas do CSAI-2, SAS e TEOSQ. Os resultados obtidos confirmam a semelhança do perfil comportamental entre basquetebolistas com e sem deficiência física, no entanto, foram identificadas algumas diferenças significativas. No que respeita à intensidade da ansiedade cognitiva (p.01), verificou-se que os atletas com deficiência física se preocupam mais com o seu desempenho antes do início da competição, comparativamente aos sem deficiência. Relativamente à orientação da motivação, o estudo confirmou que os atletas com deficiência física, à semelhança dos seus colegas sem deficiência, apresentam uma orientação fortemente direccionada para a tarefa, possivelmente associada à maior valorização de objectivos de equipa em detrimento de objectivos individuais. No entanto, foram também encontradas diferenças significativas face à orientação para o ego (p.05), com os atletas com deficiência a apresentarem valores ainda mais baixos de orientação para o ego comparativamente aos atletas sem deficiência.

Conclusões:
Os resultados do presente estudo confirmam a hipótese de que os basquetebolistas com deficiência física apresentam um perfil comportamental global muito semelhante ao apresentado pelos seus colegas sem deficiência, amplamente descrito na revisão da literatura.