Ansiedade Pré-competitiva em Atletas de Nado Sincronizado: Uma Análise à Luz dos Aspectos Emocionais

Por: Ana Carolina Carneiro Leão, Ana Raquel Mendes dos Santos, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Emília Amélia Pinto Costa da Silva, Mara Cristina Lofrano do Prado e Petrucio Venceslau de Moura.

Revista da Educação Física - UEM - v.24 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

A ansiedade dos atletas nos momentos pré-competitivos coloca em cena as emoções, capazes de provocar comportamentos positivos e/ou negativos que influenciarão no desempenho dos mesmos. O estudo objetivou identificar as emoções negativas e positivas em jovens atletas de nado sincronizado e assim, compreender os sentimentos vivenciados nos momentos que antecedem uma competição. A amostra foi composta por 19 atletas de Nado Sincronizado com idades entre 12 e 19 anos. Os instrumentos foram: Ficha de Identificação Sociodemográfica e Inventário de Ansiedade Traço e Estado (IDATE).  Os dados foram analisados por meio do SPSS versão 10.0.  Em seguida, os resultados foram expostos de forma descritiva, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Para construção dos diagramas, foi utilizado o softaware GoDiagram Express v.2.6.2. Os resultados apontaram que as atletas estão vulneráveis a fatores emocionais positivos (Realização Pessoal, Tranquilidade Ambiental e Equilíbrio Emocional) e/ou negativos (Preocupação, Ansiedade, Obstáculos e Desânimo/Cansaço).

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16024/11804

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.