Ansiedade Pré-competitiva em Atletas das Categorias de Base: Relato de Experiência em Campeonato Brasileiro de Judô

Por: Carlos Leonardo dos Anjos, Jaqueline Puquevis de Souza e Luiz Felipe Mikulis Passareli.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.17 - n.2 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A ansiedade pré-competitiva constitui-se um dos temas mais estudados dentre os fatores psicológicos, para o desempenho em competições de alto rendimento. Quando se trata de categorias de base esta pressão pode ser maior, considerando a estrutura psíquica e a idade destes pequenos atletas. Objetivo: O objetivo deste relato é discutir teoricamente sobre os conceitos de estresse e ansiedade pré-competitiva, descrevendo uma experiência de aquisição de técnicas e comportamentos dos participantes por meio de um treinamento de habilidades mentais no dia da competição. Métodos: Este estudo foi realizado a partir das observações de quatro atletas entre 11 e 13 anos no Campeonato Brasileiro de Judô em 2018, após um período de sete meses de treinamentos de habilidades mentais, realizadas em um projeto de intervenção em Psicologia do Esporte. Resultados: Por meio de relatos e observações forma observados o uso de estratégias e técnicas para redução de ansiedade, utilizadas pelos quatro atletas participantes do projeto. Conclusão: Os resultados demonstraram que os fatores situacionais como sensações corporais somáticas e pensamentos disfuncionais, denotaram os principais modos como à ansiedade foi vivenciada por estas crianças. As técnicas aprendidas no treinamento mental vivenciado pelos atletas, foram aplicadas na competição e tiveram impacto positivo no controle das ansiedades cognitiva e somática.

Referências

BARLOW, D. H.; DURAND, V. M. Psicopatologia: uma abordagem integrada. São Paulo: CENAGE Learning, 2008.

BECKER JUNIOR, B. Manual de psicologia do esporte e exercício. Novo Hamburgo: Feevale, 1999.

CHENG, W. K.; HARDY, L.; MARKLAND, D. Toward a three-dimensional conceptualization of performance anxiety: Rationale and initial measure- ment development. Psychologyof Sport and Exercise, Amsterdam, v. 10, n. 2, p. 271-8, 2009.

CORNELIAN, B. R.; MOREIRA, J.; OLIVEIRTAA, L. P. O.; RAFAEL, M. C. Acupressão aplicada nas aulas de educação física do ensino fundamental II: estudo sobre os níveis de atenção em escolares. In: VIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar. Anais... Cesumar, Maringá, 2013

DE ROSE JR., D. História e evolução da psicologia do esporte. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 73-8, 1992.

DUARTE, V. M. N. Técnica de observação. Monografias Brasil escola. Disponível em: . Acesso em: 23 de setembro de 2018.

FABIANI, M. T. Psicologia do esporte: a ansiedade e o estresse pré-competitivo. Curitiba: PUCPR, 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 de abril de 2018.

GARCIA, E. Pesquisa bibliográfica versus revisão bibliográfica - uma discussão necessária. Cascavel: Edunioeste, 2015.

GONÇALVES, E.P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas: Editora Alínea, 2001.

MARGIS, R.; PICON, P.; COSNER, A. F.; SILVEIRA, R. de O. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 65-74, 2003.

MCGRATH, M.; KAWACHI, I.; ASCHERIO, A.; COLDITZ, G. A.; HUNTER, D. J.; DE VIVO, I. Association between catechol-O-methyltransferase and phobic anxiety. American Journal of Psychiatry, Washington, n. 161, p. 1703- 5, 2004.

PINHO, H. S. A psicologia e o psicólogo do esporte: uma formação necessária. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Saúde) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

RUBIO, K. Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.

RUBIO, K. Uma psicologia do esporte: histórico e áreas de atuação e pesquisa. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 19, n. 3, p. 60-9, 1999.

SAMULSKI, D. Psicologia do esporte. Barueri: Manole, 2002.

SCALA, C. T.; KERBAUY, R. R. Autofala e esporte: estímulo discriminativo do ambiente natural na melhora de rendimento. Revista Brasileira de Comportamento Cognitivo, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 145-58, 2005.

SCALA, C. T. Proposta de intervenção em psicologia do esporte. Revista Brasileira de Comportamento Cognitivo, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 53-9, 2000.

VIEIRA, L. F. Psicologia do esporte: uma área emergente da psicologia. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 2, p. 391-9, 2010.

WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

WILLHELM, A. R.; ANDRETTA, I.; UNGARETTI, M. S. Importância das técnicas de relaxamento na terapia cognitiva para ansiedade. Contextos Clínicos, São Leopoldo, v. 8, n. 1, p. 79-86, 2015.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23061

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.