Resumo


Os estudos de intenção de compra tem crescido na área do marketing, principalmente aqueles que tentam associá-los a lealdade e a imagem da marca. Dentro deste contexto, o presente artigo procurou analisar os antecedentes da intenção de compra de produtos esportivos de clubes de futebol, por seus respectivos torcedores. Para isto, foi elaborado um modelo teórico e, em seguida, realizada uma pesquisa de caráter descritivo, onde foram aplicados 1056 questionários junto a torcedores. Os dados coletados foram analisados através do conjunto de técnicas proveniente da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os achados da pesquisa demonstram que a intenção de compra está associada mais diretamente com a lealdade da marca, do que com a imagem atual do clube de futebol. Ficou evidenciado que o comprometimento psicológico, o apego emocional e o reconhecimento/associação da marca antecedem a intenção de compra de artigos esportivos dos clubes de futebol. No que se refere a extensão da marca, esta não pode ser avaliada como uma antecedente da intenção de compra. Por fim, foram feitas considerações finais e recomendações acadêmica e gerencias sobre os temas abordados

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