Aperfeiçoamento da Coordenação e da Descontração

Por: .

Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo.

Send to Kindle


Resumo

A coordenação e a descontração constituem, ao lado da velocidade, as qualidades físicas essenciais ligadas predominantemente ao sistema nervoso. Sob o aspecto genérico, é justificável uma observação de conjunto sobre essas duas características em face da coordenação, segundo ensinamento de Fauconnier, ser função da descontração no ato de execução de um determinado movimento.

Na prática, entretanto, há necessidade de um exame em separado dessas qualidades, pois as sistemáticas de aperfeiçoamento são específicas.

Define-se correntemente a coordenação como a qualidade de sinergia que permite combinar a ação de diversos grupos musculares na realização de uma seqüência de movimentos com um;máximo de eficácia e economia ou de rapidez se estiverem envolvidas a velocidade e a força; De acordo com Johnson, Updyke, Stolberg e Schaefer (1966), a coordenação é o denominador comum de todos os parâmetros da habilidade motora (vide: "Qualidades Físicas Essenciais", figura 1), e sua definição é a do somatório de diversos movimentos particulares numa única ação equilibrada.
 
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.