Resumo

Os esportes de aventura são um conteúdo da Educação Física e são propostos nos PCN. Mas será que os professores conseguem explorá-los em seu dia a dia? Será que mesmo não tendo os materiais e formação adequada, o professor consegue aplicar em suas aulas? E o mais importante, Será que o professor tem vontade de aprender este novo conceito de aula para aplicá-la com seus alunos? Essa revisão literária tem como objetivo explorar o assunto para levar os professores de Educação Física a uma relfexão. Algumas problemáticas a serem discutidas neste trabalho são o interesse e capacidade do professor em aplicar uma aula diferente; o espaço físico e os materiais adequados; e o conhecimento prévio. O objetivo desse estudo é verificar como a literatura apresenta a aplicação de aulas de esportes radicais. Mostrar quais são as modalidades de esportes de aventura e como podem ser desenvolvidos nas aulas de educação física. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica em livros, revistas, periódicos sobre os esportes de aventura e a análise dos anais do CBAA de 2006 a 2010, para compreender a evolução dos esportes de aventura no âmbito escolar. Os esportes de aventura podem sim ser inseridos no contexto escolar, sendo adaptados os espaços de prática e seus materiais. O conhecimento do professor sobre as regras de segurança das modalidades e as técnicas adequadas também é fator preponderante. Lavoura e Silva (2008), por exemplo, adaptaram uma aula de canoagem fora do meio liquido para que o aluno tenha a vivencia do esporte de aventura no contexto escolar. Muitas propostas aparecem nos anais do CBAA, apontando um grande interesse pelo assunto entre os professores de Educação Física escolar. As dificuldades como a aceitação de atividades de risco na escola pelos pais, professores e diretores é um fator apontado como limitante. Sugere-se a capacitação dos professores para desenvolverem aulas com conteúdo significativo e de forma segura nas escolas para diminuir essas barreiras.

Acessar