Aplicação da gestão do conhecimento como agente potencializador de uma organização esportiva inovativa

Parte de Gestão do conhecimento no esporte: investigação e boas práticas para excelência na gestão do esporte . páginas 131 - 176

Resumo

Diante da necessidade de propor um modelo condizente com o atual momentum esportivo mundial, os aspectos teóricos do presente capítulo trazem à tona, questões pertinentes ao cenário da gestão do esporte no Brasil. A esse respeito, é sabido que o conhecimento vem estabelecendo, ao longo dos anos, constantes alterações sociais que provocam e promovem novas relações no contexto organizacional, inclusive no campo esportivo (Nery et al., 2018). Em consequência, esses autores afirmam que o estabelecimento de uma nova dinâmica na velocidade comunicacional, advinda da Internet, sobretudo nas tarefas operacionais (de natureza técnica ou administrativa), requer maior efetividade nas ações realizadas. Assim, é essencial entender o ativo intangível (conhecimento), responsável pela transformação de uma organização esportiva. A interação comunicacional entre os sujeitos e unidades promove a geração da aprendizagem coletiva via circulação de informações e conhecimentos (Nery, 2017). As afirmações desse autor vão ao encontro da última edição sobre inovação emitida pelo Manual de Oslo (OCDE, 2018) – conjunto de recomendações sobre inovação emitido pela União Europeia, o qual reconhece o papel fundamental da informação nos dias atuais, em consonância com a importância do conhecimento para a criação de um ambiente inovador. De acordo com as afirmações de Nery (2017), os atores participantes desses processos concentram seus esforços na capacidade organizacional, no conhecimento já existente e no desenvolvimento científico e tecnológico. Enfatiza, também, que a economia do conhecimento intensifica a necessidade da promoção contínua de novos saberes, na busca por excelência gerencial.