Resumo

INTRODUÇÃO: O OSCE (Objective Structured Clinical Examination) é uma ferramenta de avaliação formativa de alunos que consiste num circuito de estações clínicas de simulação controladas usando um roteiro pré elaborado para identificar lacunas de aprendizagem, fornecer pontos de fortalecimento e planos de melhoria ao estudante da área da saúde. O presente estudo visa a discorrer sobre o método em cenários simulados de pediatria para avaliação de suas habilidades e competências, no intuito de se formar um médico com perfil humanista, crítico e reflexivo, fortalecendo uma visão ampliada e integrada as necessidades encontradas no cotidiano do profissional de saúde.  OBJETIVO:AvaliaraaplicaçãodoOSCEemcenáriossimuladosdepediatriaparaalunosdegraduaçãodemedicina.METODOLOGIA:Revisãosistemática daliteratura nosúltimos10anos noMedlinecomosdescritores:educaçãomédica,OSCE,competênciaclínica,pediatria.Encontrados1335artigos,dosquais129foramselecionados, após aplicação dos critérios de exclusão com não ser da área médica, presença de artigos duplicados na busca e não estar escrito na língua portuguesa, espanhola ou inglesa. RESULTADOS: Os estudantes acreditam que o método pode retratar seus conhecimentos em pediatria, aprimorando suas habilidades de comunicação, e identificando o que precisa ser fortalecido. Entretanto, uma parte dos alunos considerou que poderia ter tido mais tempo para completar as estações, além da ansiedade gerada pelo método. A possibilidade de padronizar os resultados obtidos, serve como modelo base para o docente organizar seu curso, entender os pontos de fortalecimento e atuar mais próximo do aluno. Para o graduando serve como uma oportunidade de colocar em prática seu aprendizado. Toda a construção do OSCE conflui para o momento da devolutiva, constituindo uma oportunidade única para o aluno modificar seu pensamento e comportamento, visando à aprimorar seu desempenho progressivamente. Tal feedback se mostra ainda mais eficaz quando realizado de forma imediata após o OSCE. No quadro 1, os pontos de destaque da pesquisa: CONCLUSÃO: O OSCE é uma forma de avaliação eficiente, que pode ser utilizada nas diversas áreas da saúde, já que a simulação pode ser adaptada à várias situações do cotidiano do graduando. As vantagens mais encontradas referem-se a aplicabilidade, eficácia e acurácia do método de avaliação.

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