Resumo

Segundo a BNCC (BRASIL, 2018), a Educação Física é um componente curricular que tem como objeto as práticas corporais, possibilitando o acesso ao universo cultural. Dentre as diversas práticas corporais, encontram-se as Práticas Corporais de Aventura (PCA), nas quais “exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador” (BRASIL, 2018, p. 218). O Parkour, como uma PCA, é uma práxis que se dá em área urbana sem o objetivo de competição e consiste em percorrer ou traçar um objetivo, independentemente dos obstáculos, por meio de movimentos de transposição, saltos e aterrissagens (LISBOA et al., 2020). O presente texto relata a experiência da aplicação prática de um plano de aula de parkour a partir da abordagem pedagógica crítico-superadora planejada para o 1º ano do ensino médio. A intervenção foi realizada com uma turma do 8º semestre do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará, durante a disciplina “Metodologia da Educação Física no Ensino Médio”

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