Aplicação do Questionário Internacional de Atividades Físicas Para Avaliação do Nível de Atividades Físicas de Mulheres Idosas: Validade Concorrente e Reprodutibilidade Teste-reteste.

Por: , e Tânia Bertoldo Benedetti.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.12 - n.1 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar o nível de reprodutibilidade e validade concorrente do questionário internacional de atividades físicas (IPAQ, versão 8, forma longa, semana usual) para avaliação do nível de atividades físicas de mulheres idosas. A amostra foi composta por 41 mulheres, com idade média de 67 anos (DP=4,8). Foram realizadas, duas aplicações do IPAQ (T1 e T2) num intervalo de 15 dias, que permitiram obter dados sobre a consistência de medidas (testereteste). Além disso, o nível de atividades físicas dos sujeitos foi estimado mediante utilização de sensores de movimento (pedômetros) e de um diário de atividades físicas (DAF). A medida de reprodutibilidade foi obtida através da comparação dos escores do IPAQ nas aplicações T1 e T2. O nível de validade concorrente foi determinado comparando as medidas obtidas através do IPAQ com os níveis de atividades físicas determinados mediante utilização do pedômetro e DAF. A análise estatística incluiu o cálculo dos coeficientes de correlação intraclasse (R), correlação de Spearman (rho) e do índice Kappa (K). Observou-se que a medida geral do nível de atividade física estabelecida através do IPAQ apresenta pouca variabilidade entre as aplicações T1 e T2, verificando-se para estas medidas coeficientes de correlação intraclasse (R=0,88) e de correlação de Spearman (rho=0,77) relativamente altos. Quanto aos indicadores de validade concorrente, observaram-se baixos índices de correlação entre as medidas obtidas através do IPAQ e do pedômetro (K=0,27; rho=0,27). Ao comparar as medidas do IPAQ com as que foram obtidas através do DAF, os índices de correlação encontrados foram superiores (K=0,37; rho=0,54). Consideradas as evidências disponíveis sobre o assunto e as limitações deste estudo, conclui-se que o IPAQ apresenta bom nível de reprodutibilidade e nível moderado de validade concorrente contra as medidas de referência adotadas.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.