Aplicação do Teste de Legêr Para Avaliação da Capacidade Aeróbia em Atletas Sub14 da Associação Portuguesa de Desportos.

Por: Fabio Abenanti Nunes.

III Congresso de Ciência do Desporto

Send to Kindle


O objetivo deste estudo foi verificar a eficiência do teste de campo(Legêr) visando o desenvolvimento da capacidade aeróbia. O treinamento consiste em uma estrutura organizada, cujo objetivo é aumentar o rendimento físico, psicológico, intelectual ou mecânico dos homens ou animais para Barbanti (1979). A capacidade aeróbia consiste em ser a mais alta captação de oxigênio que o individuo pode alcançar durante um trabalho físico, respirando ar ao nível do mar. A amostra do trabalho foi feita em 20 atletas masculinos da categoria sub14 da Associação Portuguesa de Desportos, que foram submetidos a 2 baterias de testes de campo(Legêr). Os testes foram aplicados nos meses de fevereiro e agosto de 2008 respectivamente. Como resultados tivemos uma melhora de 36% sendo que no primeiro teste os atletas alcançaram uma soma de estágios em 252 e no segundo teste os atletas chegaram num total de 345 estágios. Sendo que, 2 atletas tiveram uma pequena queda de rendimento, devido ao trabalho de especificidade que estava sendo feito com eles. Com esses resultados, concluímos que o teste de Legêr é uma ferramenta muito importante para nos dar uma base de que o treinamento bem executado, além dos fatores motivacionais e de adaptação ao teste nos ajuda a verificar a parte física de um grupo de atletas em competição

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.