Aplicações das Pedagogias Crítico-superadora e Crítico Social dos Conteúdos em Um Processo de Ensino-aprendizagem do Futebol Feminino.

Por: Guilhermo de ávila Gonçalves.

RESUMOS em Educação Física, Esportes e Lazer - v.2 - n.2 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O esporte, enquanto componente da cultura corporal, deve se constituir em elemento educacional, voltado para a formação de cidadãos críticos, capazes de transformar a nossa realidade social, política e econômica. Neste contexto, se torna extremamente importante à utilização das pedagogias crítico-superadora e crítico-social dos conteúdos, como instrumentos para o desenvolvimento da criticidade humana. Este artigo diz respeito às aplicações das pedagogias mencionadas em um processo de ensino-aprendizagem de Futsal feminino, em uma escola de ensino técnico-profissionalizante, o CEFET(GO). Professor e alunas estabeleceram um sistema pedagógico baseado em debates constantes, visando à construção coletiva do planejamento para as aulas de Futsal. A partir dos debates foram alcançadas definições para temas como: aproveitamento do tempo da aula, metodologia para os trabalhos técnicos e táticos e processos de avaliação da aprendizagem. Através de leituras de textos, discussões coletivas e trabalhos em grupo as alunas estabeleceram analogias entre fenômenos esportivos e sociais. Discutiu-se largamente a caracterização do esporte como elemento de representação simbólica da realidade social. Buscou-se o posicionamento do aluno como sujeito da história, capaz de compreender o mundo a partir da ótica da motricidade humana e do jogo institucionalizado. Trabalhou-se a aprendizagem motora (fundamentos do Futsal) a partir de experimentações e reflexões sobre a mecânica dos gestos técnicos. Os resultados do trabalho global, em termos de aceitação e participação discentes, foram extremamente positivos. As alunas, a partir de seus depoimentos, demonstraram ter alcançado um elevado nível de compreensão dos papéis da Educação Física relacionados à capacitação discente para a aquisição de conhecimentos sobre a realidade social, bem como sobre as possibilidades de intervenção sobre esta mesma realidade.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.